SIAMIG Bioenergia destaca papel do etanol brasileiro na transição energética global
16-05-2025

O presidente da Bioenergia Brasil e da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, participou da abertura oficial da 18ª CITI ISO DATAGRO New York Sugar & Ethanol Conference, realizada no dia 14 de maio de 2025, no 583 Park Avenue, em Nova York. O evento, considerado o mais relevante do setor sucroenergético fora do Brasil, reuniu autoridades públicas, lideranças empresariais e especialistas internacionais para debater o papel dos biocombustíveis na mobilidade sustentável e na transição energética global.
Durante sua fala na cerimônia de abertura, Mário Campos destacou o protagonismo do Brasil na produção de biocombustíveis, como o etanol, e sua contribuição decisiva para a redução das emissões globais de carbono. “O Brasil é referência mundial em bioenergia e possui um dos modelos mais sustentáveis e eficientes do mundo. O setor é parte da solução para os desafios climáticos, e nosso compromisso com a agenda da descarbonização é inegociável”, afirmou.
A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, que representou o governador Eduardo Riedel; do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões de Almeida; dos deputados federais Marussa Boldrin e Zé Vitor; e dos dirigentes Evandro Gussi (presidente da Unica), Pedro Robério de Melo Nogueira, que representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra, e Renato Cunha (presidente da Novabio), entre outros.
Organizado pela DATAGRO, em parceria com o Citi e a Organização Internacional do Açúcar (ISO), o evento também destacou oportunidades de expansão do uso de biocombustíveis sustentáveis, como o etanol, na mobilidade de baixo carbono, além da importância de alianças comerciais e tecnológicas para a internacionalização do modelo brasileiro de bioenergia.
Sobre a SIAMIG Bioenergia
A SIAMIG representa as empresas do setor sucroenergético de Minas Gerais, atuando em defesa dos interesses da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, promovendo o desenvolvimento sustentável e fomentando o uso de energias renováveis.
Fonte: Gerência de Comunicação da SIAMIG Bioenergia