SIAMIG Bioenergia visita RPPNs de associadas no Norte de Minas
03-06-2025

Entre os dias 29 e 31 de maio, o presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, e o gerente de Meio Ambiente da entidade, Jadir Oliveira, visitaram às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) mantidas pelas associadas Usina Coruripe e Usina Santo Ângelo, situadas, respectivamente, nos municípios de Januária e Bonito de Minas, no Norte de Minas Gerais.

De acordo com Jadir Oliveira, a visita reuniu os proprietários das RPPNs, promovendo um importante diálogo sobre a relevância dessas áreas protegidas para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. “Conversamos sobre a importância das RPPNs e também sobre a possibilidade de geração de créditos de carbono a partir das áreas preservadas”, destacou o gerente de Meio Ambiente da SIAMIG.

A Usina Coruripe é responsável pela RPPN Porto Cajueiro, que abrange aproximadamente 17.000 hectares de áreas protegidas. A Usina Santo Ângelo, por sua vez, mantém a RPPN Veredas do Caraíbas, com uma área de 10.400 hectares.

Além da preservação ambiental, a Usina Coruripe desenvolve atualmente um projeto de reintrodução do pássaro bicudo na natureza — espécie ameaçada de extinção e símbolo da fauna brasileira. Outro destaque é a infraestrutura da usina: a pista de pouso instalada na unidade desempenha papel estratégico no combate aéreo a incêndios florestais na região, atuando como base de apoio para operações de prevenção e controle do fogo.

A ação ocorreu às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e reforça a importância de iniciativas concretas de preservação e conservação da biodiversidade.

Para o presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, “as visitas reforçam o compromisso do setor de bioenergia com a preservação dos recursos naturais e evidenciam as boas práticas ambientais implementadas pelas empresas associadas à SIAMIG Bioenergia, que aliam a produção agrícola à conservação da biodiversidade.”

Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG Bioenergia