SIAMIG participa do lançamento de fábrica de fertilizantes no Triângulo Mineiro
01-12-2023

Nesta quarta-feira (29/11) a Agrion Fertilizantes, em parceria com a Bioenergética Aroeira, inaugurou sua primeira unidade fabril de fertilizantes organominerais e biológicos em Tupaciguara, Minas Gerais. Com capacidade para produzir até 60 mil toneladas anualmente e adubar mais de 100 mil hectares de terras, o evento contou com a presença do presidente da SIAMIG, Mário Campos, e do gerente ambiental, Jadir Oliveira.

O investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, financiado por Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), é fruto de uma parceria de dez anos entre a Agrion e a Bioenergética da Aroeira, podendo se estender por mais uma década. A EQI Investimentos coordenou a operação financeira da emissão dos CRAs, assessorada pela Datagro Financial.

Localizada dentro da unidade da Bioenergética Aroeira, a nova fábrica da Agrion focará na produção do fertilizante pellet, de liberação gradual, obtido a partir da matéria orgânica resultante da filtragem do caldo de cana.

Além disso, serão produzidos outros três tipos de adubos no local: farelo, líquido (derivado da vinhaça, outro subproduto da cana), insumos biológicos e o fertilizante mineral NPK, este último não originado da usina Aroeira.

O CEO da Agrion, Ernani Judice, ressalta que toda a produção atenderá a usina, fornecedores e mercados locais. “Somos a única empresa do mundo que faz isso dentro de uma empresa de cana-de-açúcar. Vamos usar a energia e o biogás gerados pela usina, a vinhaça, a torta de filtro e a água. É uma economia circular, uma sinergia muito grande”, explica.

Para o diretor-presidente da Bioenergética Aroeira, Gabriel Junqueira, a parceria com a Agrion é importante especialmente para a geração de renda no município e em Minas Gerais. “Essa chegada gerou investimentos e empregos para toda a cidade e, além disso, contribui para a melhora da eficiência da nossa agricultura”, afirma.

Com foco de atuação em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, Ernani Judice acrescenta que o objetivo é replicar o modelo com 20 novas plantas ao longo dos próximos 10 anos e que a expectativa é de que as próximas unidades sejam instaladas em Pernambuco e São Paulo. “Temos um potencial de crescimento enorme para os próximos anos”, avalia.

Fonte: Diário do Comércio e Gerência de Comunicação SIAMIG