Sifaeg participa de reunião com Governo de Goiás para discutir incêndios
28-08-2024

O presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar e presidente em exercício da Fieg, André Rocha, participou hoje de reunião convocada pelo governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado para discutir, com líderes do setor produtivo e classista, o combate aos incêndios que vêm afetando Goiás. Durante a reunião, André Rocha destacou a gravidade da situação e a necessidade de uma ação conjunta entre governo, setor produtivo e sociedade.

“Gostaria de destacar a importância de uma ação conjunta, especialmente com a criação de uma sala de crise. Teremos o prazer de participar e contribuir. A questão dos equipamentos é fundamental, mas também precisamos garantir treinamento adequado para os brigadistas. Nossas usinas estão à disposição para colaborar nesse treinamento, beneficiando todos os produtores rurais do nosso estado.", disse o executivo. André ressaltou ainda que é preciso fazer uma ampla campanha de comunicação, incluindo redes sociais, televisão e rádio para conscientizar contra a prática de atear fogo indiscriminadamente, sem contar que há indícios de que muitos desses incêndios são criminosos. Neste último caso há necessidade de aumentar a criminalização desses atos.

Entre as medidas anunciadas pelo governador durante a reuniaõ está a determinação para que à Casa Civil criação de um projeto de lei prevendo punições severas para incêndios criminosos e de uma comissão para continuar atuando em conjunto com entidades, compartilhando informações para intensificar o monitoramento e a fiscalização dos focos de incêndio.

“Nós seremos muito mais duros em relação a este assunto. Trata-se de um caso de urgência, e temos que ter medidas mais austeras para não deixar com que as pessoas estimulem a prática deste crime em Goiás”, disse Caiado

Participaram também da reunião representantes de entidades como OCB, Faeg, Senar, Semad, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Agricultura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Simego e SGPA. Na ocasião, todas as entidades presentes reafirmaram seu compromisso em colaborar com ações preventivas e de combate ao fogo em todo o estado, destacando que o diálogo com o setor produtivo é fundamental para enfrentar esse desafio.

Fonte: Sifaeg/Sifaçúcar

Do site: Udop