Silagem de cana-de-açúcar se torna alternativa mais atrativa para produtores
05-11-2025
Com bons nutrientes e custo-benefício frente ao milho, o armazenamento da gramínea ajuda nos períodos de seca
Com a chegada do período de chuvas, muitos produtores aproveitam o momento para preparar recursos alimentícios do gado para a seca por meio do processo de silagem. A técnica, que mantém a alimentação do gado mais nutritiva por longos períodos, é utilizada por um produtor de Minas Gerais, que investiu na cana-de-açúcar ao invés do tradicional milho para o processo.
Com quatro meses de produção, a previsão é de que, em seis meses, a cana já esteja no ponto indicado para a alimentação dos animais. A alternativa é vista como mais nutritiva e econômica do que o grão — que pode custar até quatro vezes mais por hectare, com uma maior demanda de adubo e manutenção do que a cana.
Localizada na cidade de Prata, a fazenda com um rebanho de 55 vacas e 30 novilhas conta com os animais para a produção da atividade leiteira que reúne a família, sendo a silagem parte essencial na manutenção do processo. Com os animais bem-nutridos, a expectativa é de que cada vaca produza cerca de mil litros de leite por dia, ajudando os produtores na garantia de recursos durante o ano.
Fonte: R7

