Sindaçúcar-AL: boletim atualiza números da safra 23/24 com moagem acumulada de 19,5 mi de toneladas de cana
25-04-2024

Safra de cana - Foto: Assessoria
Safra de cana - Foto: Assessoria

O levantamento técnico ainda não apresenta os números finais da moagem das duas últimas usinas a encerrarem o ciclo da cana no estado, são elas: Porto Rico e Sumaúma

Por Bccom Comunicação

Apesar de a safra 23/24 já ter sido finalizada em Alagoas, o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol do Estado de Alagoas – Sindaçúcar-AL, por meio do departamento Técnico, divulgou o boletim quinzenal de nº 15 – com dados da produção acumulados até o dia 15 de abril –, onde aponta para a safra superior a 19,5 milhões de toneladas de cana. 

O levantamento técnico ainda não apresenta os números finais da moagem das duas últimas usinas a encerrarem o ciclo da cana no estado, são elas: Porto Rico e Sumaúma. 

O boletim informa ainda que também foram produzidas pelas 15 usinas em operação na safra 23/24 – até a primeira quinzena de abril – mais de 1,5 milhão de toneladas de açúcar. Deste total, 1,1 milhão de toneladas foram do tipo VHP (exportado para os mercados americano e mundial) e mais de 300 mil toneladas do tipo cristal, além de quase 60 mil toneladas do refinado. 

No que diz respeito a produção de etanol, até 15 de abril, foram processados, por 12 unidades industriais, 453.346 milhões de litros do biocombustível, sendo 225.302 milhões de litros de anidro e 228.044 milhões de litros de hidratado. 

Do total de cana esmagada, o levantamento informa que 7,7 milhões de toneladas foram de fornecedores, sendo o restante a soma de cana própria das usinas, além de acionistas e outras origens. 

Da cana beneficiada, mais de 17,1 milhões de toneladas foram destinadas a produção de açúcar e 2,1 milhões de toneladas para a fabricação de etanol. 

A safra 23/24 foi iniciada em agosto de 2023 com a expectativa de repetir os números do ciclo anterior que contabilizou mais de 20,8 milhões de toneladas de cana.

Do site: Jornal de Alagoas