Sindalcool destaca insights do segundo dia do Seminário Internacional da ISO
04-12-2025
Encerramos a participação no 34º Seminário Internacional da Organização Internacional do Açúcar (ISO), realizado em Londres, Inglaterra.
Por Kiara Duarte
O presidente executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa , foi um dos painelistas brasileiros no evento, que reuniu especialistas de todo o mundo para debater o futuro do açúcar e dos biocombustíveis.
Entre os temas discutidos:
- Inovação tecnológica: uso do melaço para a produção de proteínas, abrindo novas possibilidades de diversificação e agregação de valor para o setor.
- Sustentabilidade: o carbono incorporado ao solo foi apontado como uma estratégia relevante para produtores.
- Transição energética: em vários países europeus, associações de produtores trabalham para ampliar o teor de etanol de 10% para 20% nos combustíveis.
- CO₂ biogênico: tem sido aproveitado para a produção de novos produtos industriais.
- Indústria automotiva: diversos fabricantes já testam seus veículos com 20% de etanol.
- Ciclo de vida: a metodologia de avaliação do ciclo de vida (LCA) está sendo cada vez mais adotada internacionalmente — e o Brasil é referência nesse modelo.
Um destaque especial foi a presença de mulheres na liderança global do setor sucroenergético, como a Baronesa Gloria Hooper, que atuou no mercado de açúcar em Liverpool e aparece na foto ao lado de Edmundo Barbosa.

Fonte: Sindacool

