Sindalcool participa de seminário internacional sobre açúcar em Londres
03-12-2025
O presidente executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool da Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Barbosa, participa nesta terça (2) e quarta-feira (3) do 34º Seminário Internacional da Organização Internacional do Açúcar (ISO), realizado em Londres, na Inglaterra.
Por Kiara Duarte
O evento reúne lideranças globais do setor para discutir inovação, desafios e o papel estratégico do açúcar e da bioenergia no cenário energético mundial.
Barbosa integra a Session 2 – “Brazil, The Powerhouse: a conversation”, ao lado de Plinio Nastari (Datagro), Mário Campos (Bioenergia Brasil) e Amaury Pekelman (Biosul), representando o Nordeste e destacando o potencial produtivo paraibano no contexto da transição energética.
“É uma honra representar a Paraíba e o Nordeste em um debate global tão relevante. Somos produtores de alimento e de bioenergia, e queremos fortalecer a união do setor. Colocamos a Paraíba à disposição de quem deseja conhecer de perto nossas áreas de produção e o impacto econômico e ambiental desse trabalho”, afirmou Edmundo Barbosa durante sua participação.
Pontos defendidos pelos representantes brasileiros no seminário:
- Brasil como liderança na transição energética inclusiva
Proposta de um modelo que una sustentabilidade, tecnologia e justiça social, respeitando a diversidade de realidades entre países. - Biocombustíveis como solução imediata para descarbonização
Etanol, biodiesel, biogás/biometano, SAF e bioeletricidade foram apresentados como alternativas escaláveis e de impacto no curto prazo. - Matriz energética brasileira como vantagem competitiva
O Brasil possui uma das matrizes mais limpas do mundo, um ativo geopolítico para impulsionar mercados verdes e novas cadeias industriais. - Integração entre agricultura, clima e energia
O setor agroenergético foi destacado como essencial para a resposta climática global, especialmente pela força da biomassa e da agricultura tropical. - Neutralidade climática exige múltiplas tecnologias
Defesa da coexistência entre eletrificação, biocombustíveis, híbridos e hidrogênio, aliada a financiamento climático e cooperação internacional. - Unidade do setor sucroenergético
Representantes reforçaram a importância de atuação conjunta em defesa do mercado global do açúcar.
Sobre o seminário
Realizado há 34 anos, o encontro promovido pela Organização Internacional do Açúcar (ISO) reúne líderes, pesquisadores, executivos e representantes governamentais de todos os continentes. O evento deste ano, presidido por José Orive, busca discutir desafios e tendências que moldam o futuro da cadeia global do açúcar e da bioenergia.
As inovações no mundo do açúcar nas últimas décadas foram drásticas e desafiadoras para os milhões de pessoas, em todos os níveis, envolvidas na indústria em todo o mundo.
A Organização Internacional do Açúcar tem se empenhado em acolher essas mudanças, divulgando-as aos seus membros e defendendo o setor de muitos ataques infundados e negativos, especialmente nos últimos anos. A vasta experiência de José lhe permitiu atrair palestrantes renomados internacionalmente, tanto de empresas tradicionais e prestigiadas, quanto dar voz a novos talentos.
O seminário deste ano, o 34º da ISO , promete ser tão bem-sucedido quanto os anteriores e, mais uma vez, reunirá uma lista de inscritos composta por líderes de alto nível do nosso setor, vindos de todos os continentes e de todas as áreas ligadas ao açúcar, desde políticos e agricultores até financistas e representantes da indústria.
Fonte: Sindalcool

