"Síndrome da Murcha da Cana" é hoje o maior desafio da cultura
12-09-2025

Perdas podem chegar a 1,6 ton/ha (Foto: Divulgação Usina Goianésia/Nilson José de Almeida Júnior)
Perdas podem chegar a 1,6 ton/ha (Foto: Divulgação Usina Goianésia/Nilson José de Almeida Júnior)

É diante dessa urgência que surge o I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar, a ser realizado no dia 30 de setembro, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP)

Especialistas apontam que cada 1% de "murcha" representa até 0,75 t/ha perdidas, podendo chegar a 1,6 ton/ha. Números que já causam prejuízos bilionários aos cofres do setor.
Por muito tempo, o tema foi tratado de forma restrita. Agora, o setor inteiro começa a reconhecer sua urgência.

Mas é preciso ir além dos debates. O produtor não pode esperar.

É diante dessa urgência que surge o I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar, a ser realizado no dia 30 de setembro, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP).

Será o primeiro encontro de caráter nacional, reunindo:

--- > Pesquisadores das principais universidades e centros de pesquisa;
--- > Consultores e especialistas agronômicos de referência;
--- > Produtores e lideranças das usinas de todo o Brasil;
--- > Empresas e parceiros do setor sucroenergético.

Mais que um debate, será um espaço de construção coletiva para transformar diagnósticos em protocolos agronômicos aplicáveis no campo e na indústria.

Mais que discutir, o evento irá construir protocolos e caminhos práticos para enfrentar esse desafio que ameaça a produtividade e a sustentabilidade do setor.