Sistema FAEMG/SENAR/INAES prepara curso piloto de Brigadista Canavieiro
14-04-2021

O escritório regional de Uberaba do Sistema FAEMG/SENAR/INAES está preparando um projeto de capacitação de brigadistas para o combate a incêndios em canaviais. A intenção é promover o curso piloto no Triângulo Mineiro, região que concentra os cinco maiores municípios produtores de cana-de-açúcar, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O projeto é voltado para capacitar as equipes de brigada de incêndio das usinas e fazendas, repassando informações e técnicas apropriadas para o combate ao fogo nos canaviais, que tem as suas particularidades. A ideia é desenvolver o piloto aqui na região, que tem uma alta demanda, e depois trabalhar no restante do estado”, explica o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.

O conteúdo do curso, com carga horária de 16h, foi apresentado em reunião virtual na última semana, com as participações do analista de Formação Profissional Rural (FPR), Luiz Felipe Xavier, dos instrutores Paulo Francis, Carlos Allan Leal e Juscelino Fernandes, e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido, Carlos Márcio Guapo. O próximo passo é a finalização dos trâmites internos para a disponibilização do curso e a definição das primeiras turmas presenciais, de acordo com a classificação da região dentro do programa Minas Consciente de prevenção à Covid-19.

“Fiquei muito contente com o projeto piloto. Há alguns anos, falamos que o setor está passando por transformações importantes, inclusive em relação às práticas adotadas no combate a incêndios em canaviais. O fogo traz perdas econômicas e ambientais imensas. O curso vai trazer um resultado excelente para Minas Gerais e acredito que podemos exportar para todo o Brasil”, Carlos Márcio Guapo, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido.

Juliana Fidelis (13/04/2021)

Assessoria de Comunicação

SENAR MINAS – Regional Uberaba