Sizuo Matsuoka está no livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
22-07-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Como é bom ter quem nos conta histórias. E sobre a evolução do melhoramento genético, o contador que abre esse capítulo é Sizuo Matsuoka. Agrônomo, pesquisador e devido a sua importância na área, chega a ser considerado “o pai da cana”. Começou a atuar na área de pesquisa de melhoramento genético em cana em 1968, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e de lá para cá, nunca mais parou.

Mas vamos contar história: No solo brasileiro, primeiro vieram as canas crioulas. Depois, a caiana. Variedades que abriram caminho para uma infinidade de outros materiais que contribuiriam largamente para a expansão da produção de cana-de-açúcar no Brasil.

Utilizadas por quase 400 anos, essas variedades tiveram seu cultivo abandonado após as fortes epidemias de gomose e mosaico que atingiram os canaviais brasileiros entre o final do século XIX e início do século XX. Esse fato abriu espaço para a entrada de materiais importados no mercado nacional, especialmente da região de Coimbatore (Co), na Índia, de Java (POJ) e dos Estados Unidos (CP).

Sizuo é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro. O livro que tem versão impressa e digital terá seu primeiro lançamento em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.