Solinftec deve colocar mais 550 robôs Solix para funcionar até o final da safra 2025/26
Bruno Pavão, Chefe de Operações de Robótica da Solinftec, compartilhou os impactos positivos das tecnologias da empresa nas safras de soja, milho e cana-de-açúcar para os jornalistas, no estande da empresa, na Agrishow 2025.
De acordo com dados apresentados, os mais de 150 robôs Solix que estão em operação já conquistaram resultados expressivos e até o final da safra 2025/26, outros 550 começar a operar. Com aplicações precisas e seletivas, por meio de identificação de plantas daninhas com o uso de câmeras e de inteligência artificial, o robô reduz o uso de herbicidas em até 90% em determinadas culturas, comparado com áreas manejadas de forma convencional.
O robô também realiza o levantamento completo da lavoura, trazendo dados e informações sobre plantabilidade e fazendo o reconhecimento de pragas, falhas, daninhas, crescimento de plantas e taxa de infestação.
"Na safra de soja, conseguimos um aumento de até 10 hectares por hectare, o que é um resultado impressionante. Mesmo com um pouco mais de pressão de plantas daninhas, conseguimos manter a qualidade da safra", afirmou.
No mercado de milho, o Solix também demonstrou seu impacto, com uma redução de 25% na população de pragas, o que contribuiu para uma maior concentração de nutrientes na cultura. Além disso, a Solinftec obteve resultados semelhantes na cana-de-açúcar, onde a empresa conseguiu reduzir até 93% o uso de herbicidas na catação química, uma conquista significativa para a sustentabilidade da produção de cana no Brasil.