Sphenophorus levis continua sendo o terror dos produtores de cana
No CanaShow- IAC Leila Dinardo-Miranda, pesquisadora do Centro de Cana do IAC apresentou ao público as principais ações desenvolvidas na área de entomologia e nematologia, com foco nas pragas que mais impactam a cultura da cana-de-açúcar. Entre elas, destacou o Sphenophorus le vis, praga que vem ganhando cada vez mais atenção devido ao seu alto potencial de dano.
Embora brocas e cigarrinhas também permaneçam relevantes, o Sphenophorus tem exigido estratégias específicas e urgentes de manejo.
As larvas do inseto bloqueiam os rizomas, levando muitos perfilhos e, muitas vezes, toda touceira, à morte, o que reduz significativamente a produtividade e a longevidade do canavial.
A pesquisadora alertou para a importância de medidas preventivas no pré-plantio, como a destruição mecânica da soqueira infestada na seca e a adoção do vazio sanitário de pelo menos seis meses, evitando plantios de cana ou milho, ambos hospedeiros da praga. “Essas ações são essenciais para reduzir a pressão da praga na área e garantir um manejo eficiente no ciclo seguinte”, destacou.
E coloque na agenda: 2º CanaShow-IAC será realizado nos dias 22 e 23 de julho de 2026, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP.