Sphenophorus levis e Migdolus assumem o posto de pragas de solo chave para a cana-de-açúcar
01-08-2018

Infestações com Sphenophorus levis pularam de 3% de tocos atacados para 25%, reduzindo a produtividade em áreas de segundo corte para 40 toneladas

O Sphenophorus levis é considerado, atualmente, como a mais importante praga de solo da cultura da cana-de-açúcar, devido aos danos causados, dificuldade de controle e ritmo acelerado de dispersão pelas lavouras de diversos estados. Explosões populacionais se tornaram frequentes em 2017, inclusive em canaviais antes livres da praga. Infestações que pularam de 3% de tocos atacados para 25% e áreas de segundo corte produzindo 40 toneladas por hectare foram algumas das situações encontradas.


As larvas desse inseto se abrigam no interior do rizoma e danificam os tecidos. A partir daí, pode ocorrer a morte da planta e falhas nas brotações das soqueiras, causando prejuízos na ordem de 30 toneladas de cana por hectare. A longevidade do canavial também é reduzida, obrigando reformas extremamente precoces.

Consultores afirmam que o Sphenophoruslevis deve ter atenção redobrada em virtude da forma antropológica de dispersão, através do transporte de mudas, equipamentos sujos, entre outros fatores.

Outra praga de solo que causa elevada preocupação aos canavicultores brasileiros é o Migdolus, responsável por danos expressivos à cultura. Entretanto, esta praga está distribuída em menores áreas nos estados de São Paulo, Parará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Os danos à cana-de-açúcar são causados por suas larvas, que se alimentam do sistema radicular e dos internódios basais, destruindo-os totalmente. Em função da redução das raízes, há a diminuição da absorção de água e nutrientes. Em períodos de estresse hídrico, facilmente é possível observar reboleiras de plantas amareladas, secas e também mortas, um indicativo da presença da praga. Estima-se que os prejuízos econômicos causados pelo Migdolus sejam na ordem de 30 t/corte/ano, além da redução da longevidade dos canaviais.

Veja matéria completa na editoria Capa da edição 56 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.