Startup investe R$ 1,5 milhão para criar equipamento que reduz acidentes em canaviais
27-10-2025
Implemento automatiza distribuição de tubos de fertirrigação na lavoura
Por Marcos Fantin — São Paulo
A Agricef, startup especializada em equipamentos, investiu R$ 1,5 milhão para desenvolver um implemento para mecanizar a distribuição de tubos para irrigação e fertirrigação, principalmente de vinhaça - um subproduto da produção de etanol com alto poder fertilizante.
Batizado de “Hauler”, o equipamento que foi criado a partir da demanda de usinas, tem atraído o interesse de grupos do setor sucroenergético, como a Atvos, que comprou 12 unidades. “Estimamos que o mercado potencial brasileiro para a solução alcance cerca de 300 unidades”, explica Domingos Guilherme Cerri, diretor de pesquisas, desenvolvimento e inovação da Agricef.
Mecanizarção da distribuição de tubos para irrigação
Foto: Agricef
Desde 2024, foram comercializadas 22 unidades durante a fase piloto. Em 2025, 12 unidades foram entregues e, segundo Cerri, “dezenas de equipamentos estão em negociação para 2026”. A empresa estima que o equipamento pode proporcionar um ganho operacional de 20% a 40% na montagem de tubulação.
Tradicionalmente, a operação de carga e descarga dos tubos utilizados na fertirrigação dos canaviais é realizada com carretas acopladas a tratores ou com caminhões convencionais, o que, segundo a empresa, são métodos considerados ineficientes e arriscados para os operadores. Para isso, o Hauler automatiza o processo e evita o uso de mão de obra direta.
No método tradicional, dois operadores permanecem sobre o caminhão, repassando os tubos para colegas posicionados no solo, muitas vezes com o veículo ainda em movimento. "Essa prática representa um alto risco, com ocorrências frequentes de esmagamento das mãos, cortes na cabeça e até quedas de tubos sobre os trabalhadores. Há registros de usinas que chegaram a contabilizar centenas de acidentes em um único ano apenas nessa etapa operacional”, afirma o diretor.
Fonte: Globo Rural

