Stellantis busca desenvolver motor movido a etanol puro e alcançar eficiência de 30 km/L
02-06-2025
Esses são alguns dos planos da empresa por trás do investimento de mais de R$ 30 bilhões que ela planeja fazer na América do Sul nos próximos cinco ano
A Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, entre outras, lidera uma ambiciosa missão no Brasil: desenvolver um novo motor movido à etanol puro (E100), que possua uma eficiência de até 30 km/L.
Esse é um dos planos da empresa por trás do investimento de mais de R$ 30 bilhões que ela planeja fazer na América do Sul nos próximos cinco anos. O aporte deverá consolidar o polo de Betim, em Minas Gerais, como um centro global de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da companhia.
Para alcançar esse motor de etanol puro, os primeiros passos da Stellantis já foram dados. No final do ano passado, a empresa lançou os modelos Fiat Pulse e Fastback, equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a etanol, proporcionando ganhos de eficiência entre 10% e 11,5% em comparação com as versões não eletrificadas.
De acordo com a Stellantis, os primeiros motores dedicados 100% a etanol deverão ser lançados inicialmente em frotas corporativas e governamentais, ainda neste ano, chegando depois ao consumidor.
A meta do motor E100 com eficiência de 30 Km/L é vista como um alvo de longo prazo. Segundo especialistas e a própria empresa, para se aproximar dessa marca, será necessária, muito provavelmente, a combinação de um motor E100 altamente otimizado com sistemas de hibridização completa (HEV) ou plug-in (PHEV).
Esse motor E100 deverá apresentar um conjunto de inovações, como taxas de compressão mais altas, potencialmente acima de 14:1, visando aproveitar o alto índice de octanagem do biocombustível.
Sistemas de injeção direta de combustível avançados também são fundamentais. Nesse sentido, pesquisas, entre a Poli-USP e a Stellantis, que exploram tecnologias de ultra-alta pressão para otimizar a combustão, já estão sendo desenvolvidas.
Outras tecnologias incluem sistemas eficientes de pré-aquecimento do etanol, para garantir partidas a frio sem gasolina, e a turbocompressão otimizada
Fonte: DATAGRO

