Stellantis reafirma compromisso de investir R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030
21-05-2025

Montadora aposta na matriz energética mais limpa e na infraestrutura consolidada do etanol no Brasil para reduzir as emissões de carbono tanto na produção quanto no uso dos veículos

A Stellantis anunciou recentemente um plano para investir R$ 32 bilhões na América do Sul nos próximos cinco anos, o que se configura o maior aporte já feito por uma empresa do setor automotivo na região.

Segundo a companhia, o montante será destinado ao lançamento de 40 novos produtos, oito novos powertrains e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à descarbonização e à eletrificação da frota.

“Os investimentos também incluem inovações na cadeia de suprimentos, tecnologias Bio-Hybrid e novas oportunidades estratégicas de negócio”, pontua o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, ressaltando que a empresa tem como meta reduzir as emissões de carbono tanto na produção quanto no uso dos veículos.

De acordo com Cappellano, atualmente, 55% das emissões da companhia vêm de etapas como manufatura, cadeia de suprimentos, logística e infraestrutura, enquanto os 45% restantes estão ligados ao produto final.

Aposta no etanol

Para colocar esse plano em prática, apesar da tendência global de eletrificação, a Stellantis aposta em uma transição bem mais gradual no Brasil, que já possui uma matriz energética mais limpa e uma infraestrutura consolidada do etanol.

Sendo assim, a montadora deverá adotar uma matriz múltipla de propulsão, com motores flex de menor cilindrada e mais eficientes, além de opções elétricas e híbridas, como os recém-lançados Fiat Fastback e Pulse híbridos.

Bio-Hybrid

A solução híbrida-flex desenvolvida pela Stellantis – chamada de Bio-Hybrid – já está sendo aplicada em veículos produzidos no Brasil, com diferentes níveis de hibridização: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid Plug-In e 100% elétrica (BEV).

Para apoiar o desenvolvimento dessa tecnologia, a Stellantis inaugurou no ano passado o TechMobility – Centro de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex – no polo automotivo de Betim (MG).

O novo centro será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem, visando atender diferentes segmentos do mercado, dos modelos de entrada aos premiums.

Fonte: DATAGRO