Sulcador com tecnologia inovadora reduz torrões no plantio manual de cana
29-03-2021
Operação pode contar com os mesmos benefícios proporcionados pelo Dispositivo Destorroador, acessório da plantadora automatizada
Quem está fazendo o plantio manual de cana de 18 meses pode enfrentar alguns contratempos devido às chuvas irregulares nos primeiros meses de 2021. É que o plantio com umidade inadequada facilita a formação de torrões, o que prejudica o desenvolvimento dos toletes em decorrência, principalmente, dos bolsões de ar na linha de cana – adverte o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.
Mesmo assim, produtores e usinas que fazem operação manual, inclusive a desdobra no sistema Meiosi, estão realizando o plantio, porque o período mais indicado para a cana de ano e meio está encurtando. Começa geralmente em fevereiro e vai até março ou abril, dependendo das condições edafoclimáticas de cada região – constata o gerente de marketing da DMB. Por isso, quem tem ainda bastante cana para plantar acaba realizando a operação mesmo em situação de pouca umidade. É que mais adiante, a partir de maio, os baixíssimos índices pluviométricos tendem a predominar, inviabilizando o plantio.
Distribuição do Sistema Radicular até 1m de profundidade
Para não correr o risco de enfrentar os transtornos causados pelos torrões, Auro Pardinho recomenda a utilização do Sulcador de 2 Linhas, para plantio manual, com o Dispositivo Destorroador, que é o mesmo acessório usado na Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada. Todos esses equipamentos são fabricados pela DMB.
Com uma tecnologia inovadora, o Dispositivo Destorroador possui uma haste, que chega até 42 cm de profundidade e uma enxada rotativa que elimina torrões e ondulações do terreno, diminuindo o número de operações realizadas no preparo de solo convencional. Esse acessório cria um ambiente propício para a brotação da gema. Proporciona um melhor perfilhamento da cana, possibilitando um maior arranque no desenvolvimento inicial da planta.
A DMB disponibiliza também para o Sulcador de 2 Linhas, voltado ao plantio manual, as Caixas de Óxido – outra tecnologia usada na plantadora automatizada –, que garantem a aplicação de óxidos, com total fluidez, de maneira eficiente e constante. A aplicação de óxidos melhora o enraizamento da planta, que pode chegar até a um metro de profundidade.
Os produtores ou mesmo as usinas, que fazem o plantio manual, vão obter resultados muitos melhores – considerando, por exemplo, produtividade e longevidade – em comparação ao desempenho do implemento convencional, se investirem no Sulcador de 2 linhas com Dispositivo Destorroador e Caixas de Óxido, enfatiza Auro Pardinho.
Fonte: CanaOnline

