Summit Agenda SP+Verde contará com neutralização de carbono em São Paulo
29-10-2025
Em parceria com o Grupo Solví, o evento compensará as emissões de gases de efeito estufa com créditos de carbono gerados em aterro sanitário
O Summit Agenda SP+Verde, evento internacional pré-COP promovido pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo, terá as emissões de gases de efeito estufa compensadas por meio de créditos de carbono gerados no Aterro Sanitário de Caieiras, administrado pelo Grupo Solví, um dos patrocinadores do evento. O encontro acontece nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos, e reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater desenvolvimento sustentável e economia verde.
Uma estrutura completa será montada no Parque Villa-Lobos, incluindo sete palcos, rodada de negócios, áreas de inovação e circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais. A expectativa é receber cerca de 5 mil pessoas por dia, entre comitivas internacionais, representantes de governos, academia, iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor.
As emissões de carbono do evento consideram o deslocamento dos participantes, com base nos dados fornecidos no formulário de inscrição, como tempo de deslocamento de carro ou duração do voo. Totens interativos permitirão que o público calcule suas próprias emissões. Também serão contabilizadas as emissões geradas na infraestrutura do evento, como consumo de água, energia elétrica e geração de resíduos. Todos os dados serão consolidados e analisados após a realização do encontro.
"O Summit reflete o compromisso de São Paulo com soluções concretas para o clima. Ao unir conhecimento, inovação e práticas sustentáveis, como a compensação de carbono realizada em parceria com a Solví, mostramos que é possível avançar para uma economia verde sem abrir mão do desenvolvimento e da participação de toda a sociedade", destaca Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

A transformação
O Aterro Sanitário de Caieiras, administrado pelo Grupo Solví, contribui diretamente para a descarbonização ao evitar que o biogás, gerado na decomposição do lixo orgânico e composto principalmente por dióxido de carbono e metano, seja liberado na atmosfera. Dessa forma, o biogás pode ser captado e utilizado na geração de energia, sobretudo, na geração de biometano - combustível renovável produzido a partir da purificação do biogás - ou queimado em altas temperaturas, reduzindo seu potencial poluente. Ao realizar esse processo de forma controlada e certificada, o aterro passa a gerar créditos de carbono pela destruição do metano, um dos gases de efeito estufa (GEE) mais nocivos para o clima.
"O impacto do metano no aquecimento global é 28 vezes maior que o do dióxido de carbono. No aterro, esse gás é capturado por meio de projetos de engenharia e segue dois caminhos: pode ser queimado — em um processo de combustão que o transforma em CO₂ e água — ou pode ser purificado e utilizado como combustível em motores que geram energia elétrica. Com isso, geramos créditos de carbono por produzir energia renovável, evitando o uso de fontes fósseis como petróleo ou carvão", explica Luciana Gutierres, superintendente técnica de Sustentabilidade e Inovação da Solví.
Os créditos gerados no aterro são certificados e passam por auditorias anuais. Todas as etapas do processo são registradas automaticamente, garantindo rastreabilidade e transparência. Desde 2006, a unidade de Caieiras já certificou 9,6 milhões de créditos de carbono.
Visita guiada
Para que o público do Summit Agenda SP+Verde possa conferir de perto esse processo, no dia 5 de novembro haverá uma visita guiada ao Aterro de Caieiras, considerado o maior aterro sanitário da América Latina.
Além disso, a Solví participará do Hub da Circularidade, espaço do Movimento Circular que promove debates sobre a economia circular. A empresa também conduzirá a separação de resíduos recicláveis no evento por meio do Reciclômetro, equipamento que pesa e contabiliza os materiais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade
Além dos debates, o Summit Agenda SP + Verde oferece experiências práticas e culturais: são 20 workshops de gastronomia sustentável e circularidade, apresentações artísticas do coro da OSESP e Baccarelli, coral indígena do Projeto Nhandé Pame, shows de Zizi Possi, Grupo Street Dance e Baile do Simonal. Visitas guiadas a cases de economia verde e turismo sustentável também estão disponíveis. A programação diversa e inclusiva promove conexão, integração e engajamento, consolidando São Paulo como referência internacional em economia verde e sustentabilidade.
Serviço: Summit Agenda SP+Verde:
- Data: 4 e 5 de novembro de 2025
- Horário: Das 9h às 21h
- Onde: Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
- Entrada gratuita
- Programação completa, retirada de ingressos e inscrições para visitas guiadas em: www.agendaspmaisverde.org.br

