Tecnologia agrícola gaúcha dá show nos canaviais
29-10-2020

Qualidade da plaina desenvolvida pela AGRIMEC abriu as portas do setor para a empresa
Qualidade da plaina desenvolvida pela AGRIMEC abriu as portas do setor para a empresa

Empresa gaúcha de tecnologia agrícola tem como meta simplificar a vida do produtor rural por meio da agricultura mecanizada

O desenvolvimento da tecnologia agrícola deve-se ao empenho de empreendedores e seu poder de observar às necessidades dos produtores rurais e quais características deve ter o equipamento para tirar o maior proveito do solo e das plantas.

Esse é o caso da AGRIMEC, empresa com sede no município gaúcho de Santa Maria, e que tem como compromisso a simplificação da vida do produtor por meio da agricultura mecanizada. A companhia, por acompanhar de perto as necessidades de cada cultura, desenvolveu toda uma linha de implementos agrícolas para que a vida na lavoura se torne bem menos danosa e mais vantajosa para o homem do campo. Seus implementos aliam robustez e versatilidade a um fácil sistema de operação, transporte e manutenção. Tudo o que não pode faltar para contornar os possíveis problemas do dia a dia e obter da terra os melhores resultados.

Com sede no Rio Grande do Sul, a AGRIMEC atende todos os estados do Brasil e exporta para mais 29 países pelo mundo

Fundada no ano de 1974, por Odilo Pedro Marion, a AGRIMEC atua nos mais diversos cultivos, como arroz irrigado, soja, feijão, milho e café. Desde o final dos anos 2000, atua também no setor sucroenergético. E já conta com sete produtos específicos para o segmento, que vão desde plainas niveladoras até transplantadoras, plantadoras e replantadoras.

O presidente da AGRIMEC, Odilo Pedro Marion, conta que após a empresa se consolidar como ofertante de tecnologia para áreas de várzea e coxilha, iniciou-se um processo para expansão das atividades para outros segmentos pouco cultivados no sul do país, como a cana-de-açúcar.

Plaina niveladora foi o primeiro implemento da AGRIMEC para o setor sucroenergético

Tudo começou com a entrada no mercado canavieiro de seu principal produto: a Plaina Niveladora Multilâminas que faz a correção de microrrelevos do solo, deixando-o pronto para receber o plantio direto ou tratos culturais, sem necessidade de preparo prévio. Capaz de eliminar os desníveis naturais causados por implementos e torrões e melhora o desempenho de outras máquinas, como tratores, plantadoras, pulverizadores e colhedoras. 

O gerente de exportação e de vendas para mercado canavieiro da AGRIMEC, Fernando Abreu, salienta que a companhia possui um carinho especial para com a plaina niveladora multilâminas, uma vez que ela foi a responsável por abrir as portas para o mercado canavieiro. “Com esse lançamento, ficamos conhecidos pelas usinas e agrícolas do Brasil, que atestaram a qualidade do produto e, com isso, começaram a nos transmitir suas demandas para outros equipamentos.”

Pouco tempo depois, a AGRIMEC lançou o Cultivador Quebra-Lombo de Lâminas Helicoidais é indicado para corrigir o solo das irregularidades provocadas pelo plantio, que desmancha o lombo e aterra o pé da cana com perfeição. 

Em função do sucesso de mais um equipamento para o setor canavieiro, a AGRIMEC se tornou mais ambiciosa. Após apelos de produtores e usinas por plantadoras de cana mais versáteis e com menor consumo de mudas com melhor nascimento, a companhia direcionou seus esforços para a operação de plantio.

“Mesmo com um processo logístico difícil – os protótipos das nossas máquinas eram enviados para testes em São Paulo e retornavam regularmente para Santa Maria para ajustes – a companhia não desistiu”, salienta Abreu.

VEJA MATÉRIA COMPLETA: http://www.canaonline.com.br/conteudo/transplantadora-de-mpb-e-plantadora-combinada-de-toletes-automatizam-operacoes-elevam-eficiencia-do-plantio-e-diminuem-custos.html

Fonte: CanaOnline