Tecnologia de organominerais avança e já auxilia setor bioenergético na obtenção de melhores margens
19-12-2023

Pellets de organominerais da Brasfertil possuem doses equilibradas de 15 nutrientes, entre macronutrientes secundários e micronutrientes. Foto: Divulgação Brasfertil
Pellets de organominerais da Brasfertil possuem doses equilibradas de 15 nutrientes, entre macronutrientes secundários e micronutrientes. Foto: Divulgação Brasfertil

O setor bioenergético nacional conta com diversos subprodutos oriundos da sua indústria e que são reutilizados na lavoura, como torta de filtro, vinhaça e cinzas das caldeiras. Há, porém, uma certa limitação de seu uso por motivos logísticos e, na maioria dos casos, pela oferta insuficiente. Diante disso, a aplicação de fertilizantes organominerais se mostra como uma alternativa bastante interessante, visto que é possível obter fórmulas com concentrações adequadas para todas as fases da cultura. Dessa forma, além de incrementar a produtividade agrícola dos canaviais, essa tecnologia aumenta a eficiência operacional das empresas, com ganhos na logística, transporte e aplicação no campo.

O Professor Titular na Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu (FCA/UNESP Botucatu), Carlos Alexandre Costa Crusciol, destaca que a cadeia produtiva de fertilizantes organominerais evoluiu muitos nos últimos anos, fato que tem auxiliado na popularização da tecnologia. “Hoje temos fábricas modernas, uso de matrizes orgânicas de alta reatividade e processos industriais que permitem granular o fertilizante com alta tecnologia embutida. Avanços como esses levaram a quebras de preconceitos e paradigmas.”

Segundo ele, até mesmo a questão da aplicabilidade - considerada um gargalo da tecnologia - vem sendo corrigida. “As fabricantes passaram de um composto farelado para produtos 100% granulados ou até mesmo peletizados. Essa mudança está levando o segmento a olhar para os organominerais com outros olhos”, acredita Crusciol.

Com mais de duas décadas de experiência, a Brasfertil coloca no mercado organominerais que se destacam por sua forma peletizada, que garante que todos os nutrientes presentes na fórmula sejam liberados de forma constante, gradativa e homogênea no campo. “Nossos pellets de OM possuem doses equilibradas de 15 nutrientes, entre macronutrientes secundários e micronutrientes, seguindo à risca a Lei do Mínimo, que entende que o excesso de determinado nutriente não supre a falta de outro, ou seja, a produção de uma cultura é limitada pelo nutriente em menor disponibilidade no solo, mesmo que todos os outros estejam abundantemente presentes.”

Comparativo entre fertilizantes

Fonte: Brasfertil

Com diversos campos demonstrativos espalhados pelo país e com áreas comerciais em várias usinas e agrícolas do Centro-Sul, a Brasfertil vem devolvendo a vida aos canaviais brasileiros e, consequentemente, melhorando as margens do negócio. Para conhecer mais sobre as tecnologias da empresa, acesse www.brasfertil.agr.br.

VEJA MATÉRIA COMPLETA: https://www.canaonline.com.br/conteudo/organominerais-suprem-adequadamente-as-necessidades-da-cana-de-acucar-podendo-substituir-completamente-os-fertilizantes-minerais.html