Tecnologia, diversidade e inovação marcam abertura de conferências do IFAMA em Ribeirão Preto - SP
26-06-2025

Primeiro dia do evento internacional debate futuro da produção de alimentos com foco em sustentabilidade, juventude e inteligência artificial
Ribeirão Preto – SP está sediando nesta semana a 35ª conferência do IFAMA (International Food and Agribusiness Management Association). É a primeira vez que o maior congresso de agronegócio do mundo é realizado no Brasil pela Harven Agribusiness School em colaboração com o FB Group.
O congresso foi dividido em dois espaços. Na Harven Agribusiness School foram realizadas as atividades acadêmicas, incluindo o simpósio, com apresentação de 200 trabalhos, e a Case Competition, competição de estudos de caso entre estudantes de universidades internacionais, que estimula a análise de problemas reais e a proposição de soluções. Já o fórum de discussão, que ocorreu nesta quarta-feira (25), segue com programação nesta quinta-feira (26), no Multiplan Hall – Ribeirão Shopping.
Para Marcos Fava Neves, professor da Harven e um dos organizadores da vinda do IFAMA, o evento reforça a relevância do agronegócio para a economia global e a necessidade de aprofundar discussões estratégicas para o setor. "Trazer esse encontro para o Brasil é um reconhecimento da nossa potência agroalimentar. O evento reunirá grandes nomes do setor para discutir os desafios e oportunidades do futuro, promovendo conhecimento e inovação em um momento decisivo para a sustentabilidade do agronegócio mundial", afirma.
O fórum de discussões iniciado nesta quarta-feira (25) promoveu uma imersão estratégica nas tendências e desafios do agronegócio mundial. Na ocasião, lideranças globais, especialistas, executivos e jovens talentos reuniram-se para refletir sobre as transformações no sistema alimentar, com destaque para tecnologia, sustentabilidade e diversidade de lideranças.
A cerimônia de abertura trouxe à tona preocupações crescentes com os recursos naturais do planeta e o papel fundamental da tecnologia nesse contexto. “A tecnologia é uma aliada essencial, não só pela precisão que oferece, mas pelo seu potencial de aumentar a produtividade de forma responsável, uma agricultura intensiva”, disse Aidan Connolly, presidente do IFAMA e da AgriTech Capital.
Connolly compartilhou o palco final do dia com Johann Coelho, CEO da BemAgro, em um painel que discutiu o impacto emergente da Inteligência Artificial no setor agroalimentar.
Outro ponto alto do evento foi a mesa redonda “Como mulheres e a nova geração vão transformar o agronegócio”, conduzida por representantes do IFAMA Young Board. A presença de Beth Bechdol, vice-diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), trouxe ainda mais relevância ao debate sobre inclusão e protagonismo feminino no setor.
Na sequência, o painel “O desafio de formar novos líderes no agronegócio” chamou atenção ao apresentar as competências-chave para os profissionais do futuro, como a curiosidade contínua, domínio digital, organização e adaptabilidade — elementos considerados indispensáveis para navegar pelas mudanças aceleradas do setor.
Também foi destaque a discussão sobre práticas sustentáveis, no painel “Inovações sustentáveis: como fazer mais com menos”. O grupo de especialistas defendeu que o êxito de soluções tecnológicas depende tanto da inovação em si quanto da sua aplicação prática no dia a dia e da adaptação ao contexto local.
A programação do evento prossegue nesta quinta-feira (26), com foco em temas que se conectam diretamente aos desafios globais: bioenergia, biotecnologia, alimentação saudável e o papel estratégico do agronegócio nas políticas climáticas internacionais. A abertura do segundo dia contará novamente com Beth Bechdol, que apresentará a palestra “Criando mercados alimentares resilientes para o futuro”.