Tecnologia e gestão superam gargalos do plantio mecanizado de cana
05-10-2021

Aprimoramento de máquina automatizada usada na operação foi um dos destaques da participação de Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB, em live sobre o tema realizada pela CanaOnline 

Em evolução constante, as máquinas têm desempenhado papel importante para a melhoria do plantio mecanizado de cana-de-açúcar. As tecnologias embarcadas nas plantadoras deixam para trás alguns questionamentos – que existem até hoje – em relação à operação mecanizada, como o consumo excessivo de mudas e a quantidade de falhas, de acordo com o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. Ele foi um dos participantes da live “Alternativas para que o plantio de cana não seja o maior gargalo da operação", realizada pela CanaOnline em 29 de setembro.

Segundo Auro Pardinho, diversos clientes da DMB estão obtendo resultados positivos com o plantio mecanizado, com qualidade e consumo de mudas semelhantes à operação manual. “Em alguns casos, a qualidade do mecanizado supera a do plantio convencional”, ressaltou. Mas, para conseguir isto, é preciso ter também uma gestão eficaz, que é ainda o maior gargalo do processo de mecanização, na opinião do gerente da DMB. “A gestão precisa acompanhar a evolução das máquinas. Não adianta ter tecnologia disponível e não saber utilizá-la. É preciso contar com uma equipe treinada de maneira adequada, que esteja voltada à realização de um trabalho bem-feito”, declarou.

A preocupação com os fatores relacionados à qualidade da operação mecanizada está cada vez maior, principalmente em usinas e produtores que necessitam plantar grandes áreas, conforme relato de Auro Pardinho durante a live da CanaOnline. “Acabou, em diversos casos, aquele negócio de plantar cana de qualquer jeito, de qualquer talhão, não importando de qual corte é a muda. Atualmente, existe a preocupação em preparar o viveiro, colher a muda na idade e tamanho ideais, com o uso de colhedora bem regulada, com velocidade baixa de colheita. Tudo isto tem contribuído para a melhoria do plantio”, afirmou.        

Um acontecimento importante para o avanço da operação mecanizada ocorreu em 2014 com o lançamento da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada – fabricada pela DMB –, que está revolucionando o plantio de cana. Dotada de um sistema eficaz de distribuição de mudas, a máquina tem sido aprimorada ao longo dos anos. Entre as melhorias, um dos destaques é o Controlador de Taxa Fixa, que mantém uniforme a distribuição de mudas durante o plantio, de acordo com a quantidade de programada, mesmo com a variação da velocidade do trator. Esse recurso controla também o fluxo de insumos.

A máquina possui sensoriamento com detecção de falhas. “Há condição de mapear o nível de falhas que ocorre durante a operação”, observou. A PCP 6000 Automatizada tem conectividade satelital ou por 4G. “O usuário pode fazer um acompanhamento online do escritório ou da usina por meio de telemetria. Se não tiver esse recurso, pode receber os mapas posteriormente. Isto dá condição para que seja realizado um controle muito fino do plantio mecanizado”, comentou.

Para contribuir com o aprimoramento do preparo do solo, a plantadora automatizada pode contar – opcionalmente – com o Sulcador com Dispositivo Destorroador. Além disso, as Caixas de Óxido viabilizam a aplicação de óxido de cálcio e de magnésio, durante a operação de plantio, tornando esses nutrientes prontamente disponíveis à planta. “O cálcio contribui para o desenvolvimento radicular e o magnésio é importante para a fotossíntese da cana. Temos registro de resultados muito bons em decorrência do uso de óxidos na operação de plantio”, revelou.

De acordo com Auro Pardinho, a DMB está sempre disposta a ajudar no aperfeiçoamento de todo o processo de mecanização do plantio. “A empresa se preocupa tanto em desenvolver tecnologias para oferecer uma máquina cada vez melhor, como também em contribuir para que os profissionais envolvidos na operação conheçam melhor a máquina por meio de treinamentos realizados na própria fábrica”, enfatizou.

A apresentação do gerente da DMB na live da CanaOnline pode ser acessada em  https://www.youtube.com/watch?v=5FvxQdRAfP4