Tecnologias eficientes criam condições para o aumento de CBios
17-02-2020
Versatilidade e elevada precisão são algumas características de equipamentos que melhoram processo e podem ampliar ganhos com Créditos de Descarbonização
Tecnologias que criam condições para que ocorra a redução das emissões de carbono são aliadas importantes de usinas e produtores de cana no RenovaBio. Implementos que aplicam insumos (adubo, calcário, herbicida, inseticida) com maior precisão, evitando desperdício no uso desses produtos, e equipamentos multifuncionais, que realizam diversas tarefas em uma mesma operação, gerando economia de diesel, são opções tecnológicas que ajudam unidades sucronergéticas a aumentar os seus Créditos de Descarbonização (CBios).
A quantidade de créditos que usinas e produtores terão direito dependerá também de uma análise de seus processos de produção. Quanto menor o balanço de emissões de gases estufa, mais créditos a unidade produtora de cana e etanol poderá receber. Há diversas opções de tecnologias no mercado, voltadas à área agrícola, que podem contribuir significativamente para a mitigação das emissões.
O modelo completo da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, que realiza várias operações, além de contar com um eficiente sistema de distribuição de toletes, é um dos melhores exemplos de equipamento para cana-de-açúcar, que concilia redução no consumo de combustíveis fósseis e de produtos que elevam a emissão de carbono.
Em sua versão mais simples, essa máquina já faz a sulcação, distribuição de mudas de cana e cobrição – observa o engenheiro agronômo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB. Além disso, possui conjunto aplicador para a utilização de inseticidas contra pragas do solo, adubadeira com capacidade para aproximadamnte 1250 quilos e kit opcional para banho de fungicida nas calhas das bicas por onde passam os rebolos antes de caírem nos sulcos de plantio.
Lançada em 2014, a PCP 6000 Automatizada ganhou novos recursos tecnológicos que aprimoraram ainda mais a sua eficiência. Um deles é o sulcador com dispositivo destorroador, que aperfeiçoa, simplifica e barateia o preparo do solo. “Diminui as operações convencionais, evitando as gradagens pesadas e consequentemente reduzindo o consumo de óleo diesel”, destaca Auro Pardinho. Outra inovação incorporada à plantadora são as Caixas Distribuidoras de Óxidos, que possibilita o emprego desse insumo na mesma operação de aplicação de adubo.
Para otimizar a utilização de insumos, a PCP 6000 Automatizada possui também o Controlador de Taxa Fixa que mantém as dosagens calibradas e programadas de adubo, inseticida e de mudas de cana, mesmo que ocorra a alteração da velocidade do trator.
Fonte: CanaOnline

