Temporais se espalham e temperaturas voltam ao padrão no Brasil
21-11-2023

Chuvas e ventos fortes ainda são destaques no Sul do Brasil — Foto: Fernando Dias
Chuvas e ventos fortes ainda são destaques no Sul do Brasil — Foto: Fernando Dias

Depois do fim da onda de calor, a chuva acontece nas cinco regiões do país

Por Globo Rural — São Paulo

A condição de tempo se mantém instável sobre áreas da região Sul do Brasil, com a circulação de ventos favorecendo novos temporais sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul. A terça-feira (21/11) começa com sol no interior gaúcho, mas a chuva toma conta ainda de manhã. O risco de temporal é alto para a fronteira oeste. Durante os temporais, os ventos ganham força e podem ultrapassar 70 km/h, segundo boletim da Climatempo.

Na região litorânea do Paraná e de Santa Catarina, o dia deve ser de sol, com pancadas típicas de primavera e verão. O dia começa gelado na capital gaúcha, com mínima de 16ºC, mas pode atingir até 32ºC. Curitiba também amanhece com bastante frio, com mínima de 13ºC, mas durante a tarde os termômetros chegam a 27ºC.

Todo o Sudeste verá as temperaturas voltarem a subir, mas sem indicativos de calor extremo. De acordo com o boletim, a onda de calor cessou no fim de semana. Agora, as máximas ficam dentro do padrão de novembro, passando dos 30ºC pontualmente.

A expectativa é de dia ensolarado na capital paulista, porém com condição para pancadas de chuva no final da tarde. Além disso, não há previsão de temporais em Belo Horizonte e Triângulo Mineiro, onde apenas pancadas pontuais devem acontecer.

No Centro-Oeste, a umidade se concentra no centro e norte de Goiás - incluindo Brasília-, onde o dia será chuvoso. Essa condição alivia o calor extremo que perdura há dias. As áreas de Goiás que fazem divisa com Mato Grosso também ter chuva, mas Cuiabá e grande parte do estado terão sol e apenas pancadas pontuais. Em Mato Grosso do Sul, a condição é a mesma: chuva isolada, sem temporais.

No Nordeste, a terça terá pancadas fortes no sul do Maranhão, do Piauí, oeste e norte da Bahia. A chuva começa no fim da manhã e perdura durante a tarde. Enquanto isso, as capitais Teresina e São Luís se mantém com sol e calor, com possibilidade de pancadas pontuais. O calor e o tempo seco segue como destaque no interior do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e sudeste baiano.

O calor e a disponibilidade de umidade na atmosfera favorecem nuvens carregadas sobre áreas do Norte. O dia começa instável com chuvas isoladas entre o sul do Amazonas, Acre, parte do Sul do Pará e Tocantins. As outras regiões seguem com pancadas de chuva. Além disso, o calor segue forte, com destaque para máximas de 34ºC em Macapá, Boa Vista e Belém.

Fonte: Globo Rural