Tereos debate os 40 anos do ProÁlcool no 8º Congresso Nacional da Bioenergia
06-11-2015

Para comemorar os 40 anos do programa, celebrados em novembro, o ProÁlcool será um dos temas debatidos por entidades representativas do setor sucroenergético durante o 8º Congresso Nacional da Bioenergia, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro, no campus do UniSalesiano em Araçatuba/SP.

O primeiro painel de debate do 8º Congresso Nacional da Bioenergia, que acontece às 14h50 do dia 11 de novembro, terá como tema "ProÁlcool - 40 anos de lutas e conquistas" e contará com a participação de Jacyr Costa Filho, Diretor Região Brasil da Tereos, como um dos debatedores.

"O etanol à base de cana-de-açúcar tornou-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira ao longo do tempo, não só do ponto de vista econômico, mas também ambiental. Nosso biocombustível atingiu uma qualidade tamanha, que hoje é reconhecido no mundo todo por sua qualidade e eficiência ambiental", explica Costa.

O executivo defende a importância de investimentos pesados em avanços tecnológicos e desenvolvimento de novas variedades de cana, de maneira a reativar a indústria de base, incorporar novas tecnologias, estimular a pesquisa e o desenvolvimento da cana-de-açúcar em virtude da expansão e valorizar a tecnologia dos carros biocombustíveis.

"A criação de políticas de incentivo do consumo e produção do etanol é urgente, uma vez que, para a construção de uma nova usina, é necessário um intervalo de três anos entre a decisão de se construir e a plena utilização de sua capacidade", conclui Costa.

Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a utilização de etanol na matriz energética brasileira, desde o Proálcool, lançado em 1975, até a safra 2014/15, encerrada em março deste ano, representou a substituição de aproximadamente 2,5 bilhões de barris de gasolina. Nos 40 anos do ProÁlcool, tal volume equivale a US$ 190 bilhões, tomando por base as mais recentes cotações do derivado de petróleo.

O Congresso Nacional da Bioenergia, realizado pela UDOP em parceria com a STAB, é tradicional na programação oficial do setor. O evento acontece desde 2008 e reuniu na edição de 2014 mais de 1,3 mil congressistas, que se dividiram em 12 salas temáticas com palestras e moderação de mais de 200 profissionais de renome de usinas/destilarias, entidades e instituições de ensino do Brasil e do exterior.


Sobre o ProÁlcool

Em 1975, o ProÁlcool - Programa Nacional do Álcool foi criado a partir do decreto nº 76.593, de incentivo à produção de etanol a partir da cana-de-açúcar e de estimulo à indústria automotiva para o oferecimento de carros com motores à álcool. Com isso, a sociedade passou a acompanhar a evolução da cana como opção para abastecer seus carros. Após momentos de crises e muitos desafios, o etanol ressurgiu com o desenvolvimento da tecnologia flex (em 2013 no Brasil).


Serviço

Evento: 8º Congresso Nacional da Bioenergia
Local: campus do UniSalesiano - Araçatuba/SP
Data: 11 e 12 de novembro de 2015
Horário: das 13h às 18h30, no primeiro dia, e das 9h às 18h, no segundo dia
Painel de debate "ProÁlcool - 40 anos de lutas e conquistas" - com Jacyr Costa: dia 11 de novembro, às 14h50.
Mais informações: http://udop.com.br/congresso