Transplantadora exclusiva para mudas pré-brotadas de cana contribui para a eficiência do plantio mecanizado de MPBs
07-12-2020

 A Transplantadora de Mudas para Cana-de-Açúcar TUPI realiza simultaneamente a abertura do canteiro e o plantio das mudas em cone vertical e já está em operação em várias unidades Centro-Sul do país

Foto MPB -  A TUPI é a única que permite regular a profundidade e distância entre as mudas a serem plantadas, o que garante um “pegamento” perfeito ao mesmo tempo que elimina perdas e falhas

O plantio mecanizado de mudas pré-brotadas (MPBs era um empecilho para o setor, o problema é que os implementos disponíveis no mercado nacional foram desenvolvidos para o cultivo de hortaliças e foram apenas adaptados para o plantio da muda de cana.

Pensando nesse “gap”, a AGRIMEC, empresa localizada em Santa Maria, RS, desenvolveu uma transplantadora de MPBs exclusiva para o setor canavieiro. A companhia gaúcha, tendo como base o seu know-how e sua criatividade, projetou uma máquina que pudesse atender às demandas do setor sucroenergético, seja de eficiência, operabilidade, confiabilidade e manutenção.

Apelidada de “TUPI” – atestando a origem nacional do equipamento -, a Transplantadora de Mudas para Cana-de-Açúcar da AGRIMEC vem fazendo a diferença no campo. Com unidades já em operação em diversas usinas espalhadas pelo Centro-Sul do país, o equipamento realiza simultaneamente a abertura do canteiro e o plantio das mudas em cone vertical.

Imaginada e desenvolvida pelo próprio presidente da companhia, a Transplantadora “TUPI” é a única que permite regular a profundidade e distância entre as mudas a serem plantadas, o que garante um “pegamento” perfeito ao mesmo tempo que elimina perdas e falhas. “Essa máquina realiza o plantio da linha-mãe com perfeição, já que possui um exclusivo sistema de canecas criado especificamente para a cana-de-açúcar”, destaca Odilo Pedro Marion, o “pai” da tecnologia.

Segundo Marion, as outras máquinas disponíveis no mercado simplesmente pegam um sulcador longitudinal e vão largando as mudas dentro das covas. O processo chega a ser tão falho que, às vezes, é necessário um terceiro operador apenas para andar atrás do trator e ir ajeitando as mudas recém transplantadas. “Enquanto isso, nossa transplantadora faz um sulco vertical e realmente planta a MPB, que ficará em pé e apertada dentro do sulco. Tudo isso de forma mecanizada.” Marion inclusive convida os profissionais do setor a, após o plantio das mudas, passar e tentar tirar alguma delas do solo. “Você arrebenta a muda, mas não consegue arrancá-la.”

VEJA MATÉRIA COMPLETA: http://www.canaonline.com.br/conteudo/transplantadora-de-mpb-desenvolvida-exclusivamente-para-o-setor-canavieiro-ja-esta-em-operacao-em-diversas-usinas.html