Transportadora francesa é a primeira a operar caminhão Scania movido 100% a biocombustível
01-06-2023
Guillaume Robert, diretor da empresa francesa Transports Bon, recebeu na última semana as chaves do primeiro Scania 460R A4x2, que pode ser abastecido exclusivamente com combustível renovável.
O bruto é equipado com motor Super de 13 litros, com 460 cavalos de potência, e é chamado de Scania B100 Exclusif. A transportadora comprou quatro unidades do modelo. Os próximos três serão entregues nas próximas semanas.
Além da questão ambiental, já que emitem muito menos poluentes, esses caminhões se beneficiam de acesso a zonas de baixas emissões, criadas em algumas cidades da França, como na capital, Paris.
A Transports Bon foi criada em 1940 pelo avô do atual diretor. A empresa emprega cerca de cinquenta pessoas, sendo 45 motoristas. A transportadora é especializada em caçambas, carretas para o transporte de madeira e resíduos a granel, bem como no transporte de materiais perigosos. A frota conta com 60 cavalos mecânicos e cerca de 110 carretas.
A solução B100 Exclusif foi desenvolvida pela Scania França, e foi aprovada pelas autoridades francesas em fevereiro de 2023.
O dispositivo, disponível nos caminhões Scania com motores de 9 litros, 320 ou 360 cv, além dos Super de 13 litros, com 460 ou 500 cv, é instalado dentro da fábrica Scania Production Angers pelo centro de adaptação e preparação da montadora.
Ele permite que os veículos se beneficiem de incentivos adicionais e de um adesivo chamado de Crit’Air 1, que permite acesso irrestrito à zona de baixas emissões da Grande Paris por alguns anos.
Produzido principalmente a partir do óleo da planta chamada de colza, o biocombustível B100 emite até 80% menos material particulado e contaminantes do que o diesel convencional, produzido a partir d com emissões de gases de efeito estufa reduzidas em 60%.
A grande desvantagem é que a empresa precisa ter um tanque próprio para o abastecimento, já que esse biocombustível não está disponível na rede de postos tradicionais.

