Tratar a cana com nematicida é uma forma de manejo que não deve ser discutida, mas sim feita
06-08-2018

Rotação de culturas e descompactação de solo contribuem para o controle de nematoides, mas o controle químico é mais eficiente

É correto dizer que a maioria dos canaviais brasileiros apresenta, ao menos, uma espécie de grande importância de nematoides. Adotar ferramentas de controle sempre que o necessário é vital para que a área volte a ser produtiva.

A rotação pode ser um grande aliado no combate a estas pragas, já que algumas culturas possuem efeito supressor de nematoides. No entanto, é preciso saber qual material plantar, pois existem também aquelas plantas que são fontes de alimentos, que impulsionarão o problema em vez de atenuá-lo. Uma das armas mais poderosas é a Crotalariaspectabilis, devido ao fato de possuir uma substância que mata por ingestão, levando a praga a morte no momento em que bica a raiz.

Outra medida passível de ser adotada é a descompactação do solo. Ocorre que em um solo compactado, a raiz não se aprofunda no perfil, criando uma oportunidade perfeita para os nematoides, que gostam da camada mais superficial, onde existe mais oxigênio.

Porém, a medida mais importante – além de mais eficaz – ainda são os químicos. O nematicida aplicado no sulco de plantio irá diminuir as populações nos meses subsequentes a aplicação, fazendo com que a arrancada inicial da cultura não seja comprometida. Com o uso desses produtos, as raízes se aprofundarão no perfil do solo, local onde não há a presença de nematoides. Dessa forma, mesmo que essa praga volte a atacar o sistema radicular superficial, a produtividade não será afetada, pois haverá muita massa de raiz não atacada.

Até mesmo a soca que virá dessa cana-planta estará melhor estabelecida e mais produtiva – observa a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Leila Luci Dinardo-Miranda. “Não que o nematicida ainda esteja lá reduzindo nematoides. Ocorre que essa soca veio de uma cana-planta tratada, que se desenvolveu melhor e estabeleceu mais massa de raiz.”
Veja matéria completa na editoria Capa da edição 56 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.