TRE-MT leva mutirão de biometria à Uisa em Nova Olímpia - MT
25-11-2025
Ação da 19ª Zona Eleitoral mira colaboradores da Uisa entre os dias 24 e 28 para elevar cobertura biométrica do município, hoje em 94,61%
Por Andréia Vital com informações do TRE-MT
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso realizará, entre os dias 24 e 28 de novembro, um mutirão de atendimento voltado aos colaboradores da Uisa, em Nova Olímpia. A iniciativa integra o projeto “Biometria 100%”, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), e busca ampliar o percentual de eleitores com cadastro biométrico no município, que atualmente registra 94,61% de cobertura. A 19ª Zona Eleitoral (ZE), responsável por Tangará da Serra e Nova Olímpia, trabalha para alcançar a meta de 98% estabelecida pela Corregedoria.
O atendimento será realizado diretamente no ambiente de trabalho, das 7h30 às 13h30, em estrutura disponibilizada pela Uisa, que cederá sala, pontos de internet e infraestrutura elétrica. A ação foi autorizada por ordem do juiz eleitoral Anderson Gomes Junqueira. De acordo com Renato Bisse Cabral, chefe de Cartório da 19ª ZE, o objetivo é facilitar o acesso dos colaboradores que ainda não compareceram ao cartório. “O foco é a busca ativa. Levamos a Justiça Eleitoral até o eleitor”, afirmou.
A equipe destacada para o mutirão contará com os servidores Rute Soares da Silva, Silmara Caroline Oliveira e Adelmo Novodovoski, além de dois kits biométricos para coleta das digitais. Durante o atendimento, os trabalhadores terão acesso a todo o portfólio de serviços da Justiça Eleitoral: alistamento (primeiro título), transferência de domicílio, revisão cadastral, emissão de segunda via e regularização de pendências, como pagamento de multas. Para ser atendido, basta apresentar documento oficial com foto; no caso de transferência, também é exigido comprovante de endereço.
O eleitor sai do atendimento com a situação regularizada e orientações para uso do aplicativo e-Título, que funciona como versão digital do documento, exibe foto, indica local de votação e reúne informações de quitação eleitoral.
A biometria, identificação por meio das impressões digitais, é considerada fundamental para garantir autenticidade do eleitor, evitar duplicidade no cadastro e assegurar maior segurança ao processo eleitoral. Com o mutirão, o TRE-MT espera se aproximar da meta de cobertura biométrica total e reforçar a campanha estadual pela atualização do cadastro.

