Trump quer flexibilizar normas de economia de combustíveis de veículos
04-12-2025

Novas regras se aplicariam a veículos fabricados entre 2022 e 2031

Nesta quarta-feira (3), a Casa Branca deve propor uma flexibilização nas atuais normas de economia de combustíveis de veículos, informou a Reuters. A medida mudaria os requisitos de fabricação de modelos produzidos entre 2022 e 2031.

As novas regras serão apresentadas pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA), e a flexibilização também deve eliminar a troca de créditos de carbono entre montadoras e o fim de alguns créditos para recursos de economia de combustível.

O CEO da Ford, Jim Farley, elogiou Trump e se mostrou favorável às novas normas. Por outro lado, as medidas receberam críticas da organização ambientalista Natural Resources Defense Council. Segundo a diretora da entidade, Kathy Harris, a medida beneficiará mais a indústria petrolífera do que os consumidores.

Nos últimos anos, a relação entre montadoras e o governo americano vinha sendo marcada por atritos. Durante a gestão Biden, as regras impostas para aumento de produção de carros elétricos e cortes nos consumos de combustíveis dos modelos gerou críticas por parte das empresas do setor.

Fonte: DATAGRO