TT do Brasil lançará na Agrishow 2025 a plantadora de cana Maia
25-04-2025

Edilson Maia agora é marca de plantadora de cana
Edilson Maia agora é marca de plantadora de cana

A máquina é a evolução da plantadora PBDG (Plantio com Baixa Densidade de Gema) desenvolvida por Edilson Maia

O setor sucroenergético conta com seus “professores-pardais”, profissionais apaixonados pela agricultura, pela cana-de-açúcar e que se empenham no desenvolvimento de soluções para a sustentabilidade da cultura canavieira.

Esse é o caso de Edilson Maia, precursor do plantio mecanizado em Alagoas. Sua propriedade, localizada em São Miguel do Campos/AL, é um verdadeiro campo experimental com foco na agricultura regenerativa. Uma de suas invenções é uma plantadora apelidada de PBDG (Plantio com Baixa Densidade de Gema).

O projeto atraiu a atenção da TT do Brasil, empresa com quatro décadas de história, presente em mais de 45 países, e com fábrica em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. A TT do Brasil é voltada à evolução dos resultados dos produtores nacionais, atendendo desde pequenos agricultores até grandes usinas. E viu na plantadora desenvolvida por Edilson a oportunidade de melhor atender novos nichos no setor de cana.

A TT do Brasil fará alguns lançamentos de equipamentos na Agrishow 2025, mas destaca que grande estrela é a Plantadora Maia, um marco na mecanização do plantio com baixa densidade de gemas (PBDG). Fruto da visão do engenheiro agrônomo Edilson Maia e do aperfeiçoamento realizado pela TT do Brasil, a Maia reduz o consumo de mudas por hectare, sem comprometer a eficiência do canavial. O projeto alia automação, sustentabilidade e desempenho agronômico, consolidando-se como uma alternativa moderna, econômica e adaptável às condições do campo brasileiro e internacional.