Compartilhe:

UDOP celebra 40 anos com homenagens e renovação do compromisso com o futuro da bioenergia

A UDOP – União Nacional da Bioenergia – celebrou nesta noite (30), em cerimônia especial, seus 40 anos de trajetória. O evento foi marcado por homenagens emocionantes e reflexões sobre os avanços do setor bioenergético brasileiro, no qual a entidade desempenha papel de destaque.

“Mais do que uma data comemorativa, são quatro décadas marcadas pela confiança de clientes, pela força de mais de 80 unidades espalhadas por 11 estados e, principalmente, pelo protagonismo das pessoas que fizeram da UDOP um verdadeiro símbolo de representatividade nacional. Neste marco, revisitamos conquistas, honramos legados e renovamos o compromisso com o futuro energético do país”, destacou Hugo Cagno Filho, presidente da UDOP, em discurso aos convidados.

A cerimônia prestou tributo a personalidades que ajudaram a construir a história da entidade, com destaque para o anúncio da mudança no nome do tradicional Troféu da Agroenergia, que passa a se chamar Troféu da Agroenergia Antonio Cesar Salibe, em homenagem ao CEO Emérito da entidade, falecido em abril deste ano. Trata-se da maior honraria concedida pela UDOP às pessoas que contribuem para o desenvolvimento do setor da bioenergia e, desta vez, o troféu foi dele, recebido na ocasião por seus familiares.

Com mais de meio século de dedicação ao setor sucroenergético, Salibe teve papel fundamental na consolidação da produção canavieira na região de Araçatuba - SP. Visionário e entusiasta do conhecimento técnico, ele foi um dos fundadores da UDOP, criada nos primeiros anos do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) como espaço para troca de experiências entre os profissionais das áreas agrícola, industrial e de gestão.

Um vídeo com depoimentos de representantes do setor e familiares completou a homenagem a Salibe emocionando a todos. O encerramento mostra o seu último desejo sendo realizado: suas cinzas foram jogadas em canaviais da região. “O Salibe é nosso baluarte e vamos ter ele no nosso coração e com a gente sempre, é importante manter esse legado que é a alma da UDOP. É uma coisa muito correlacionada. Eu vou me esforçar muito para que isso continue assim”, conclui Hugo Cagno Filho.

Troféu comemorativo dos 40 anos da UDOP

Luciana Paiva, editora da CanaOnline foi homenageada com o troféu comemorativos dos 40 anos da UDOP, na categoria Parceiros