UDOP lança a Pesquisa de Remuneração 2023: a mais tradicional do setor da bioenergia
06-10-2023

A participação é gratuita para as associadas da UDOP. No entanto, as empresas que não são associadas podem participar mediante a uma taxa de adesão.

UDOP - União Nacional da Bioenergia lançou, nesta quinta-feira (5), a Pesquisa de Remuneração 2023. Esta 28ª edição reforça o prestígio da pesquisa como a mais tradicional do setor da bioenergia, consolidando-se pela qualidade e confiabilidade dos dados.

No ano de 2022, mais de 40 associadas participaram da Pesquisa de Remuneração UDOP. "Há quase três décadas, a Pesquisa de Remuneração UDOP desempenha um importante papel, oferecendo insights valiosos e precisos para as associadas. Através da pesquisa é possível compreender a dinâmica salarial e as práticas de remuneração em um setor essencial para a economia brasileira", destaca o presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho.

Para o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, a longevidade da Pesquisa de Remuneração é um testemunho do compromisso em promover o desenvolvimento e a inovação. "Os dados coletados têm sido fundamentais para que as associadas possam ajustar as estratégias de gestão de talentos, visando a atração e retenção dos melhores profissionais", comenta.

Atualização dos temas

A Pesquisa de Remuneração UDOP passou por uma significativa reestruturação, liderada por um grupo de estudo composto por mais de 20 profissionais do Comitê de Gestão de Pessoas e Remuneração da UDOP.

A Pesquisa de Remuneração da UDOP contempla o salário-base, a remuneração variável e indicadores relacionados às negociações com os sindicatos de cada categoria. Foram realizadas atualizações nos cargos, níveis hierárquicos, indicadores de recursos humanos e benefícios analisados na pesquisa, para refletir a evolução da estrutura organizacional das associadas da UDOP.

"Reiteramos o compromisso contínuo em aprimorar e enriquecer a Pesquisa de Remuneração UDOP, mantendo-a atualizada e alinhada com as necessidades do mercado e as demandas das associadas. Acreditamos que a pesquisa continuará sendo um instrumento valioso para o progresso do setor da bioenergia no país", afirma a gerente de tecnologia da UDOP, Rosângela Bombonato.

Os novos cargos englobam áreas como agricultura digital, saúde ocupacional, meio ambiente, comunicação e marketing. Além disso, os níveis foram ampliados com opções como especialista e líder, bem como diferenciando o supervisor do coordenador. Também foi introduzida a possibilidade de escolher se o cargo pertence à categoria CLT ou PJ.

Upgrade da versão 4.0

O sistema da Pesquisa de Remuneração UDOP possui um dashboard com gráficos modernos e intuitivos para facilitar a gestão dos dados. Neste ano, ocorreu um upgrade na versão 4.0, permitindo a análise comparativa e acompanhamento da evolução dos salários ao longo dos anos.

"Utilizamos a inteligência artificial para que o sistema detecte possíveis inconsistências durante o preenchimento dos dados salariais, fornecendo uma descrição do problema. Isso possibilita que o participante faça correções antes de finalizar o envio das respostas", explica a gerente de tecnologia da UDOP, Rosângela Bombonato.

Os participantes podem escolher entre inserir as informações salariais diretamente no sistema da pesquisa ou preencher na planilha que pode ser importada. Além das funcionalidades mencionadas, o sistema oferece uma ampla variedade de recursos para consulta. Isso inclui a estruturação detalhada dos cargos, divididos por área, nos eixos administrativo, agrícola e industrial.

Ademais, disponibiliza informações significativas relacionadas à CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e relatórios que oferecem análises e comparações dos dados por porte (moagem), região e seleção da empresa, sendo gerados de forma anônima.

Preenchimento

A Pesquisa de Remuneração UDOP ocorre anualmente, sendo exclusiva para as unidades bioenergéticas associadas. Os interessados têm até o dia 10 de novembro para completar as informações na página da pesquisa no portal da UDOP.

A participação é gratuita para as associadas da UDOP. No entanto, as empresas que não são associadas podem participar mediante a uma taxa de adesão.

Serviço

Pesquisa de Remuneração UDOP
Prazo de preenchimento: até 10 de novembro de 2023
Contato: pesquisas@udop.com.br | (18) 2103-0528
Mais informações: Clique aqui

Letícia Giacometti

Fonte: Agência UDOP de Notícias