UE vai subsidiar 200 milhões de litros de SAF para atender companhias aéreas
12-06-2025

Medida visa incentivar as transportadoras a trocar o querosene por alternativas mais limpas
A União Europeia vai subsidiar a compra de mais de 200 milhões de litros de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) por companhias aéreas, com o objetivo de incentivar a substituição do querosene por opções com menor impacto ambiental.
De acordo com dados da Comissão Europeia, analisados pela Reuters, os subsídios têm potencial para impulsionar significativamente a demanda por SAF, já que o volume estimado representa cerca de 15% da produção global atual desses combustíveis.
Cálculos da Reuters indicam que os subsídios poderão cobrir a aquisição de até 216 milhões de litros de e-combustíveis — combustíveis sintéticos produzidos a partir da captura de emissões de CO₂ — ou até 2,6 bilhões de litros de biocombustíveis.
Segundo o plano europeu, a ajuda pode chegar a 6 euros por litro no caso de e-combustíveis e até 0,5 euro por litro no caso dos biocombustíveis convencionais.
A iniciativa está alinhada com as metas estabelecidas pelo bloco, que exigem que 2% do combustível disponibilizado nos aeroportos da UE seja SAF já em 2025, com aumento progressivo para 6% até 2030.
Fonte: DATAGRO