Uisa inicia programa para capacitação de jovens em tecnologia e inovação
17-07-2025

Iniciativa capacita jovens de Nova Olímpia em tecnologias, com foco em inclusão digital, voluntariado e formação para os processos do futuro.

Iniciativa capacita jovens de Nova Olímpia em tecnologias, com foco em inclusão digital, voluntariado e formação para os processos do futuro.

Cerca de 26 jovens do município de Nova Olímpia participaram da abertura do Programa Sociodigital. Realizado pela Uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, o programa está em sua terceira edição e tem como objetivo capacitar jovens para o mercado de tecnologia por meio do voluntariado.

Neste ano, o programa oferece cursos de Computação Gráfica, Inteligência Artificial (IA), Robotização e Sistemas Especialistas, e Analista de Processos do Futuro.

A abertura do programa foi realizada na noite desta segunda-feira (14), na Florescer Ação Social, em Nova Olímpia. Durante o evento, Rodrigo Ribeiro Gonçalves, diretor de Tecnologia e Inovação da Uisa, destacou o compromisso da companhia com a inclusão digital e a formação de novos talentos. “Acreditamos que tecnologia só faz sentido quando está a serviço das pessoas. Com o Sociodigital, unimos inclusão e inovação para criar oportunidades, onde a tecnologia é o meio e a transformação social é o grande motivador”, afirmou o diretor.

Ao longo de cinco meses, os jovens terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre os principais sistemas e processos da biorrefinaria. As aulas serão ministradas, de forma totalmente voluntária, por profissionais da própria empresa. “Os processos do futuro no setor agroindustrial exigem pessoas preparadas para lidar com tecnologia, dados e inovação de forma estratégica. Com o Sociodigital, estamos investindo na base, que é a formação de jovens que serão protagonistas dessa transformação nas próximas décadas. E o mais transformador de tudo é que a base de conhecimento será construída por meio do voluntariado”, ressaltou Jari de Souza, diretor Agroindustrial da Uisa.

O curso de Computação Gráfica, IA, Robotização e Sistemas Especialistas abordará disciplinas voltadas à inovação e automação de processos. Já o curso de Analista de Processos do Futuro explorará o potencial tecnológico aplicado aos processos industriais.

“Minhas expectativas estão bem altas. Já percebi que há profissionais especializados, com papéis fundamentais, que vão trazer muitos aprendizados sobre ética, desenvolvimento com IA, computação gráfica e muito mais. Meu objetivo é evoluir cada vez mais e crescer não só como profissional, mas também como pessoa”, afirmou Francisco Neto, integrante do Sociodigital 2025.

Para a Uisa, que segue apostando em inteligência artificial e automação de processos, os cursos oferecidos podem contribuir diretamente para suprir a demanda por mão de obra qualificada em tecnologia, uma necessidade ainda presente no município.

Fonte: Uisa