Uisa realiza imersão para fortalecer gestão de custos e alinhar estratégias financeiras para a próxima safra
01-12-2025

Workshop reuniu gestores e especialistas em um imersão focada na maximização da eficiência e na visão estratégica para as safras 25/26 e 26/27
Workshop reuniu gestores e especialistas em um imersão focada na maximização da eficiência e na visão estratégica para as safras 25/26 e 26/27

Workshop reuniu gestores e especialistas em um imersão focada na maximização da eficiência e na visão estratégica para as safras 25/26 e 26/27

A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, promoveu nesta terça-feira (18), a 2ª edição do Workshop de Planejamento e Custos, uma iniciativa fundamental para a reflexão sobre o planejamento estratégico alinhado à gestão rigorosa de custos. O evento reuniu a diretoria, gestores e especialistas do setor, buscando gerar insights que contribuirão para o fechamento orçamentário da safra 2025/26 e na criação de estratégias para elevar a performance da biorrefinaria para o próximo ciclo.

Na primeira etapa do workshop, a companhia apresentou os resultados do primeiro semestre e a análise do cenário de preços de açúcar e etanol para a Safra 25/26, apresentada por Murilo Aguiar, da StoneX. João Rosa, do Pecege Consultoria e Projetos, trouxe dados cruciais de comparação de custos e insumos, ajudando a entender o posicionamento da Uisa no setor.

Ainda durante a primeira etapa, o diretor Financeiro e de Novos Negócios da biorrefinaria, Tomaz Carraro mediou uma Roda de Conversa no objetivo de gerar insights e oportunidades de otimização de custos. Juntaram-se a ele todo o corpo da diretoria e os dois palestrantes do evento. O momento prático foi marcado pela aplicação do método 5W2H para a criação de um plano de ação para eficiência e assertividade das metas orçamentárias da safra atual.

“A mensagem central é clara: custos não são uma responsabilidade de apenas uma área. É de todos. E nós, como força motriz da companhia, temos a responsabilidade de ser o exemplo neste tema. Este workshop nos deu o alinhamento necessário para retomar o caminho das metas com mais clareza e objetividade,” afirma Tomaz Carraro, diretor Financeiro e de Novos Negócios da companhia.

A segunda etapa da programação do evento foi dedicada a discussões sobre a importância de uma PGR (Política de Gestão de Riscos) ativa para a Safra 2026/27, além de uma análise aprofundada do cenário de preços de insumos e desafios de custos para o mesmo ciclo. O evento foi concluído com uma Mesa de Debate sobre “Posicionamento e Estratégias para o Futuro”, composta pelos diretores da biorrefinaria e os parceiros presentes do evento. A segunda roda de conversa contou com a mediação do diretor de Controladoria da Uisa, Fábio Dal Posso.

“É sempre bom contar com parceiros como Pecege e StoneX para nos guiar em direção à eficiência. Hoje, mergulhamos nos resultados, debatemos o cenário de preços e identificamos oportunidades. O que esperamos agora é que cada líder use o plano de ação criado aqui para garantir uma execução impecável”, complementa Fábio Dal Posso.

Fonte: Uisa