Inscrições para o II Simpósio da Murcha terminam nesta segunda-feira
28-09-2026
Últimas vagas para participar de um dos principais encontros técnicos sobre sanidade dos canaviais, diagnóstico e manejo das principais doenças da cana-de-açúcar
Esta é a última oportunidade para garantir presença no I Grande Encontro de Doenças de Cana e II Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana. As inscrições chegam ao último dia e restam poucas vagas para o evento, que será realizado amanhã (29), no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP).
O encontro reunirá pesquisadores, consultores e profissionais do setor para discutir um dos desafios fitossanitários que mais preocupam a canavicultura na atualidade: a Síndrome da Murcha da Cana (SMC). O evento também será palco de discussões sobre outras doenças que afetam a produtividade e a longevidade dos canaviais.
Entre os destaques da programação está a apresentação de uma nova metodologia de diagnóstico em três dimensões, desenvolvida para avaliar sinais da murcha no solo, na palhada e na parte aérea da planta, ampliando a capacidade de identificar onde o problema está e direcionar o manejo.
O público também terá acesso a discussões sobre os agentes associados à SMC, sintomas e impactos na produtividade, estratégias integradas de manejo, qualidade das mudas, diagnóstico de doenças e a influência da interação entre variedade, solo e clima.
Outro destaque será a discussão sobre o V0 (aplicação zero) como estratégia para áreas de alta pressão da Murcha, além da influência dos nematoides e dos sinais que podem ajudar na identificação antecipada do problema.
E lembrando: a SMC pode estar presente no canavial antes mesmo de a murcha aparecer, comprometendo peso dos colmos, qualidade da matéria-prima, rebrota e longevidade da lavoura. Portanto, não fique de fora!
Serviço
I Grande Encontro de Doenças da Cana e II Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana
Data: 29/09/2026
Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP
Mais informações: (16) 99181-3350 ou cristovaomomesso@terra.com.br
Assessoria de imprensa: leonardo@canaonline.com.br

