UNICA participa da COP 30 com a missão de destacar o papel dos combustíveis sustentáveis
11-11-2025

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) chega a Belém do Pará para participar da COP30, entre os dias 10 e 21 de novembro, com a missão de destacar o papel dos combustíveis sustentáveis como soluções imediatas e escaláveis para acelerar a transição energética global.

Com presença institucional na Blue Zone, a UNICA faz parte da iniciativa Brazilian Sustainable Transportation, em parceria com outras 12 associações setoriais: Abiove, Abiogás, Abipeças, AEA, Anfavea, Aprobio, Bioenergia Brasil, IQA, Instituto MBCBrasil, SAE Brasil, Ubrabio e UNEM.

Ao longo das próximas duas semanas, a UNICA promoverá e também vai participar de uma ampla agenda de debates, articulações internacionais e diálogos técnicos com governos, especialistas e representantes do setor privado, destacando o protagonismo brasileiro na construção de uma economia de baixo carbono.

“O clima não pode esperar por soluções que ainda dependem de décadas de maturação. O mundo precisa, agora, daquilo que já entrega redução de emissões em escala — e é exatamente isso que os biocombustíveis sustentáveis oferecem”, afirma Evandro Gussi, presidente da UNICA.

Brasil como referência em políticas públicas e governança socioambiental

De acordo com Gussi, o Brasil reúne os elementos essenciais para liderar a expansão global dos combustíveis sustentáveis: elevada produtividade agrícola, inovação tecnológica e um arcabouço robusto de políticas públicas que garantem segurança jurídica e ambiental, ampliando a competitividade do setor e oferecendo um modelo concreto para países que buscam acelerar sua transição energética.

Belém 4X Pledge e a nova etapa da transição energética

A COP30 consolida o movimento global de transitioning away from fossil fuels, orientando uma transição organizada para longe dos combustíveis fósseis. Nesse contexto, o Belém 4X Pledge on Sustainable Fuels se afirma como uma das principais iniciativas multilaterais da conferência, com a meta de quadruplicar o uso global de combustíveis sustentáveis até 2035. O documento possui a adesão de 19 países: Armênia, Belarus, Brasil, Canadá, Chile, Guatemala, Guiné, Índia, Itália, Japão, Maldivas, México, Moçambique, Myanmar, Países Baixos, Panamá, República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Sudão e Zâmbia

Participação institucional e agenda técnica da UNICA

A presença da UNICA na COP30 se dá por meio de uma programação técnica intensa, com painéis e debates voltados à bioeconomia, à inovação e à descarbonização dos transportes terrestre, aéreo e marítimo. Os encontros ocorrem na Blue Zone (PV-C64) e reúnem especialistas nacionais e internacionais.

A agenda completa da UNICA na COP pode ser conferida em: https://www.sugarcane.org/events/

Fonte: UNICA