USDA projeta produção global de açúcar em 189,3 milhões de toneladas na safra 2025/26
17-12-2025
Avanço será puxado por Brasil e Índia, enquanto produção dos EUA e da União Europeia deve cair
A produção global de açúcar na temporada 2025/26 está projetada em 189,3 milhões de toneladas, um aumento de 8,3 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior, segundo o relatório Sugar: World Markets and Trade, divulgado nesta terça-feira (16) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
De acordo com o órgão, o crescimento da oferta mundial será sustentado principalmente pelo aumento da produção no Brasil e na Índia, que deve mais do que compensar a queda esperada na União Europeia. No comércio internacional, o USDA avalia que maiores embarques do Brasil, da Índia e da Tailândia tendem a neutralizar a retração das exportações europeias.
Os estoques finais globais também devem apresentar alta, com destaque para Índia e China, refletindo a maior disponibilidade interna nesses países.
Nos Estados Unidos, a produção de açúcar está prevista para 8,4 milhões de toneladas, volume ligeiramente inferior ao registrado no ano passado. As importações norte-americanas devem recuar, em linha com os programas de cotas estabelecidos em níveis mínimos compatíveis com as obrigações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e com os acordos de livre comércio vigentes, além das importações projetadas do México, reexportações e compras com tarifas elevadas.
O consumo interno nos EUA também deve apresentar leve redução, enquanto os estoques finais são projetados em queda, movimento explicado principalmente pela diminuição das importações ao longo da temporada.
Fonte: DATAGRO

