Usina Bevap vai conectar 30 mil hectares com 4G da Vivo
19-11-2025
Parceria deve beneficiar cidades vizinhas às áreas de produção da usina
Por Marcos Fantin
Bevap possui sede no município de João Pinheiro (MG)Foto: BevapA usina de bioenergia Bevap firmou parceria com a Vivo para cobrir 30,4 mil hectares com cobertura 4G em áreas rurais e industriais. A nova infraestrutura contém quatro torres instaladas com operação nas frequências de 700 MHz e 1.800 MHz.
A parceria teve início em 2023, com a ativação da primeira estação na unidade industrial da usina no noroeste de Minas Gerais, no município de João Pinheiro, na região do Vale do Rio do Paracatu, e agora foi ampliada para as áreas de plantio. A expansão deve ser totalmente concluída, com conexão ativa, no início de 2026.
A Bevap quer acelerar a digitalização de suas operações, informou a usina em nota. O objetivo é utilizar cada vez mais aplicações digitais de agricultura de precisão, e conectar celulares e computadores entre si para automatizar máquinas e sensores agrícolas.
Para Sandro Bizi, gerente de tecnologia da Bevap, o projeto vai dar controle total sobre as áreas irrigadas por pivôs inteligentes da empresa.
A Bevap comunicou também que a instalação deve alcançar regiões dos municípios no entorno da operação como João Pinheiro, Paracatu, Lagoa Grande, Brasilândia de Minas, Dom Bosco e Natalândia, “incluindo escolas e unidades de saúde”.
A parceria prevê suporte técnico e consultoria específica para cobertura rural oferecida pela Vivo. Além da conectividade 4G, a infraestrutura contará com as tecnologias LTE-M, que atua com aplicações móveis, como telemetria de tratores, colheitadeiras e caminhões.
Fonte: Bevap Bioenergia

