Compartilhe:

Usina Caeté adota lâmina reduzida de irrigação por gotejo, reduzindo custo e consumo de água

O Tour Técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro em sua visita à Usina Caeté, em São Miguel dos Campos, Alagoas, conferiu que a unidade adotou o sistema de lâmina reduzida de irrigação por gotejamento. Marcelo Augusto, Coordenador Agrícola da Caeté, observou que, cada vez mais, há uma concepção do uso eficiente e sustentável da água. “Então fizemos um estudo de 50 anos de precipitação na região da Caeté, onde chegamos à conclusão de que um projeto com 12 milímetros de água, o nosso canavial se colhido até dezembro, que é nosso meio de safra, somado à chuva mais irrigação, praticamente o canavial não sofre déficit hídrico.”

Em parceria com a Netafim, a Usina Caeté desenvolveu esse sistema inovador. “É um projeto produtivo, de baixo custo, que reduz o consumo hídrico. Esse projeto com 12 milímetros ficou em torno de 35% a 40% inferior ao custo de implantação. A Caeté tem um plano diretor de investimento em irrigação para cinco anos, que incorpora o gotejamento, saindo de zero para 2.500 hectares. No primeiro ano, já investimos nesse projeto com lâmina reduzida para atender 430 hectares, nesse segundo ano investimos para 470 hectares. Então, do ano zero para o segundo ano de investimento, estamos com 900 hectares. A meta é para 2.500 hectares. Uma prática que agrega muito ao nosso objetivo e nossa estratégia, que é ampliar a área de irrigação com baixo custo, eficiência e produtividade”, ressalta Marcelo.

Conferimos uma área de cana-soca colhida em dezembro de 2024, previsão de colher em dezembro de 2025 e que recebeu a lâmina reduzida. “Ano passado, o sistema estava na fase de instalação, por isso esse canavial só teve três meses de irrigação. Obtivemos 16 toneladas de açúcar por hectare, este ano esperamos entre 140 a 150 toneladas por hectare de cana e acima de 16 toneladas de açúcar por hectare.

Confira o vídeo: