Usina Caeté participará do 40º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas
08-07-2025

Evento começa nesta terça-feira (8) e segue até sexta-feira (11)
A Usina Caeté estará presente no principal evento do setor bioenergético das regiões Norte e Nordeste: o 40º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas. Promovido pela STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Regional Leste, o evento será realizado entre os dias 8 e 11 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
Celebrando quatro décadas de história, o simpósio reunirá especialistas, empresários, profissionais e estudantes para discutir as principais inovações e boas práticas que movem a agroindústria canavieira. A programação contará com palestras nas áreas agrícola e industrial, além da 19ª edição da Feira Regional Sucroalcooleira (Fersucro), com a presença de 82 expositores.
Com ampla participação técnica, a Usina Caeté contribuirá com apresentações e com a coordenação de painéis nos auditórios agrícola, industrial e geral do evento.
No dia 9, o diretor da Usina Caeté Paulo Couto será o coordenador de um painel das palestras abordando temas como qualificação e gestão de pessoas. No mesmo dia, o coordenador Agrícola Marcelo Augusto Soares representará a empresa com a palestra “Aspectos Gerais da Irrigação por Gotejamento Subsuperficial no Estado de Alagoas”, no auditório agrícola.
No dia 10, também no auditório agrícola, o supervisor Agrícola Eraldo Barros trará sua experiência para o painel intitulado “Manejo e Desempenho Varietal em Áreas Comerciais na safra 2024/2025”.
A programação do dia 11 contará com apresentações de diversos representantes da Usina Caeté. O superintendente de Operacional Agrícola, Mário Sérgio Matias, ministrará a palestra “Manejo Inteligente de Canaviais em Alagoas: estratégias e tecnologias para uma produção sustentável”. Na sequência, o supervisor Agrícola da Usina Caeté – Unidade Paulicéia, Klinger Oliveira, abordará o tema “Desafios e Potencialidades na Aplicação de Geotecnologias nos Processos Produtivos de Cana-de-Açúcar”. No período da tarde, o supervisor Agrícola da Unidade Marituba, Marcelo Bispo, irá falar sobre o “Uso Eficiente da Vinhaça: desafios e oportunidades na aplicação localizada”.
Ainda no dia 11, o engenheiro agrônomo Paulo Cavalcanti, gestor de Operações Logísticas e de Mecanização da Caeté, participará do painel “Colheita Mecanizada: Avaliações da safra 2024/25”.
No auditório industrial, o diretor Agroindustrial Luiz Magno Brito, e o gerente de Manutenção Elétrica Maurício Veras, serão os coordenadores das apresentações que trarão temas relevantes como formação de álcoois superiores, automação, eficiência de extração e inovação no tratamento de condensados.