Usina Caeté sedia IV GMEC Nordeste e reúne usinas, fornecedores e fabricantes para debater inovação e eficiência operacional
04-02-2026
Encontro aconteceu na Usina Caeté, Matriz e destacou novas tecnologias, troca de experiências e estratégias para redução de custos no setor bioenergético.
A Usina Caeté, Matriz, sediou no último dia 30 de janeiro a quarta edição do GMEC Nordeste, encontro que reuniu representantes de mais de 24 usinas da região, além dos principais fabricantes de pneus e material rodante do país, como MDM/Goodyear, Prometeon/Pirelli, Dafonte/Vipal, Minusa, Sotreq/Michelin e Compneus. O evento foi realizado no auditório da Escola Conceição Lyra e contou com a participação de colaboradores da Usina Caeté, Matriz e da Marituba.
Com foco em inovação e eficiência no campo, a programação abordou soluções tecnológicas voltadas à mecanização agrícola, com destaque para pneus e sistemas de material rodante utilizados em máquinas e colhedoras. Segundo o gerente de manutenção de frota da Usina Caeté, Ricardo Okada, o encontro reforça o compromisso com a atualização constante do setor. “Realizamos o 4º GMEC Nordeste com muita satisfação. O tema central trouxe abordagens relacionadas a pneus e material rodante, com parceiros e fornecedores apresentando novas soluções e tecnologias.”
Para Denison Campos dos Santos, um dos organizadores do GMEC NE, o evento fortalece a troca de conhecimento entre profissionais e contribui diretamente para a eficiência operacional. “O foco foi a eficiência no solo, envolvendo material rodante e pneus utilizados tanto na frota agrícola quanto no transporte de carga. Além das palestras, a troca de experiências entre os colegas enriquece muito o grupo. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento e reduzir custos operacionais”, afirmou, destacando que o próximo encontro já está previsto para abril, em Pernambuco.
Também organizador do GMEC, Josenildo Henrique de Melo ressaltou a importância do benchmarking e da união do setor. “É uma oportunidade de difundir tecnologia e discutir soluções para problemas comuns da mecanização. O GMEC começou no Centro-Sul há cerca de 40 anos e vem crescendo no Nordeste. Iniciamos com 16 usinas e hoje já reunimos 25 participantes, mostrando a força dessa iniciativa”, explicou.
O superintendente de Operações Agrícolas da Usina Caeté, Mário Sérgio, destacou que sediar o evento reforça o posicionamento da empresa na busca por inovação. “A Caeté está sempre procurando estar na vanguarda, seja na mecanização, automação, manutenção ou operação. Esse é um momento essencial para troca de experiências e aprendizado, fundamentais para o crescimento e a viabilidade do setor”, pontuou.
Já o diretor-presidente da Usina Caeté, Aryl Lyra, enfatizou o valor estratégico do encontro. “Sediar o GMEC Nordeste foi muito importante, porque esse tipo de discussão faz o setor ganhar tempo, e tempo é algo que não se recupera. São iniciativas que fortalecem toda a cadeia produtiva.”
A empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias e o diretor Paulo Couto Ramalho prestigiaram o evento.
Fonte: Usina Caeté

