Usina Cucaú investe em variedades de cana de porte ereto que facilita o corte mecânico e manual
O Tour Técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro visitou a Usina Cucaú, localizada em Rio Formoso, no sul de Pernambuco, e constatou que um dos investimentos da empresa é no desenvolvimento de variedades de cana que atendem às características da região.
Leonam Silva, engenheiro agrônomo responsável pelo departamento técnico, observa que a Usina Cucaú está situada em uma região muito propícia ao florescimento. “Uma variedade que se adaptou muito aqui foi a SP 784764. É uma variedade antiga, mas que não floresce. Por outro lado, tem um hábito de crescimento decumbente. Com a escassez de mão de obra, estamos trabalhando na pesquisa de variedades que se adaptem a essa região e sejam eretas. A ideia é que a substituição dessa variedade promova ao cortador de cana, assim como também às máquinas, maior produtividade.”
Esse trabalho foi iniciado há três anos por Heleno Barros, diretor Agrícola do Grupo EQM, do qual pertence a Usina Cucaú. Leonam explica que houve uma compilação de materiais na usina Utinga, unidade do grupo lá em Alagoas. Inicialmente, foram selecionados 60 materiais eretos. Posteriormente, esses materiais passaram por seleção. "E aqui, temos 30 materiais. Sendo 15 oriundos dessa pesquisa, realizada há três anos, e outros 15 com as mesmas características, que foram introduzidos nos últimos dois anos. Materiais de hábito de crescimento ereto e alta produtividade agrícola.”
Com a introdução de materiais promissores, a Cucaú irá diversificar o seu plantel varietal, atualmente majoritariamente ocupado pela SP 784764. Veja mais informações no vídeo:

