Usina Cucaú testa o plantio vertical com novas variedades de cana
A Usina Cucaú, localizada em Rio Formoso, no sul de Pernambuco, investe em pesquisas para o desenvolvimento de variedades de cana que atendem às características de sua região. Entre os testes com as variedades está o tipo de plantio ao qual elas respondem melhor. Leonam Silva, responsável pelo departamento Técnico de Pesquisa na Usina Cucaú, explica que no mesmo trabalho que realizaram com as variedades eretas, fizeram uma subdivisão para testar essas variedades no plantio convencional e no plantio vertical.
“O plantio vertical foi desenvolvido pelo nosso diretor agrícola, doutor Heleno Barros, e na usina Estiva está sendo feito em larga escala. Na Cucaú, fazendo áreas semicomerciais. Nesse teste com as 30 variedades eretas, as submetemos ao plantio vertical para observar o ganho de produtividade e incremento nessa realidade. É um plantio que está entregando um resultado muito interessante”, salienta Leonam.
O plantio vertical é um pacote tecnológico onde a muda é semeada no sentido vertical, daí o nome do plantio. Leonam observa que é feita a adição de hidrogel para retenção de água e disponibilização de água para a planta por um período mais longo. “É um pacote de insumos biológicos, insumos nutricionais que também entram no plantio convencional, mas que no plantio vertical tem promovido um alto enraizamento e consequentemente um alto incremento de produtividade.”
Segundo Leonam, o resultado varia de acordo com a variedade ou o clone que está sendo submetido a essa modalidade de plantio. “Estamos testando para ver qual desses materiais vai se comportar melhor nessa condição. Percebemos que há indivíduos que estão se adaptando melhor ao plantio vertical. E é isso que queremos, cana erétil e que se adapte ao plantio vertical.”
Veja mais detalhes no vídeo:

