Usina Japungu é destaque na série “Paraíba Produtiva”, da TV Correio
08-05-2025

A série de reportagem “Paraíba Produtiva”, exibida no Jornal da Correio no último dia 5 de maio, destacou a Japungu Agroindustrial como exemplo de desenvolvimento econômico na Paraíba. A série é produzida pela TV Correio, afiliada da Record no estado, e conduzida pelo repórter Lucas Macieira.

Por Kiara Duarte

A reportagem se baseia em um estudo do Banco do Brasil que revelou que a Paraíba foi o estado que mais teve crescimento no PIB em 2024, sendo um dos poucos estados a registrar crescimento no setor agropecuário em 2024 — um avanço de 3,2%, impulsionado principalmente pelo cultivo de cana-de-açúcar.

Localizada na zona rural de Santa Rita, a Japungu se destacou pelo uso de tecnologias modernas e sustentáveis. Com uma área de plantio de 27,5 mil hectares, a empresa investiu em irrigação por gotejamento, técnica que otimiza o uso da água e aumenta a produtividade.

O engenheiro agrônomo Alexandre Guerra, da Japungu, explicou que os primeiros anos com o sistema foram de aprendizado, mas, após dominar a tecnologia, foi possível alcançar alta eficiência. “A água é aplicada diretamente na raiz da cana. Com o gotejamento, conseguimos produzir, nos últimos 15 anos, uma média de 102 toneladas de cana por hectare”, afirmou.

Outro ponto positivo destacado pela série foi a inclusão de mulheres no mercado de trabalho. A usina iniciou a contratação de mulheres para atuar na manutenção do sistema de irrigação. 

Segundo o engenheiro agrônomo Wagner Moura, muitas moradoras da região precisavam se deslocar para João Pessoa ou outras cidades em busca de emprego. “Agora, elas têm a oportunidade de trabalhar perto de casa, com carteira assinada”, destacou.

Atualmente, 90 mulheres trabalham na área de irrigação, entre as funções operacionais e de manutenção. A expectativa é de que esse número chegue a 135 nos próximos meses.

Confira aqui a reportagem na íntegra:

Fonte: Sindalcool