Usina Petribu adota tecnologia Microgeo e produtividade aumenta oito toneladas de cana por hectare
24-10-2025

Na visita à Usina Petribu do Tour da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro entre os destaques apontados pelos profissionais da empresa, estão as boas práticas que utilizam para recuperar o solo. Um diferencial da Petribu, levantado por Arthur Cantarelli, gestor de Tratos Culturais, é a adoção de inovações. Como no caso do uso da tecnologia de biofertilização da Microgeo. A Petribu foi uma das pioneiras a aderir a esse sistema no estado de Pernambuco. “Temos obtido um grande resultado, seu uso nos oferece ganho de produtividade de oito toneladas de cana por hectare”, salienta Arthur.

Cíntia Lins, RTV da Microgel, responsável pelo estado de Pernambuco e pela região norte de Alagoas, explica que a empresa está no mercado há 25 anos, oferecendo tecnologia para o campo, principalmente associada ao viés biológico. “Nos últimos 10 anos, esse assunto passou a ser uma pauta cada vez mais presente entre produtores e empresas. Ressaltamos que, muito antes, a Microgeo já trazia essa solução para o campo. Nosso principal produto é um repositor da biodiversidade biológica das áreas que são cultivadas, principalmente nas que são de produção do monocultivo, como a cana-de-açúcar. Nosso objetivo é recuperar essa microbiota que, com o passar dos anos de cultivo, vai sendo cada vez mais suprimida.”


A profissional informa que a Microgeo trabalha sob a perspectiva da digital biológica, que consiste em utilizar como inóculo, microrganismos adaptados à região, tanto do ponto de vista climático, como geográfico. Nas áreas em que o solo recebe o tratamento com o Microgeo, as plantas apresentam desempenho fisiológico superior. A tecnologia proporciona redução de temperatura foliar, maior eficiência do uso da água, aumento da concentração de enzimas que estão associadas ao ciclo de nutrientes, como o fósforo, o cálcio e o magnésio.

A Microgeo faz parte do portfólio da Allterra, uma empresa do fundo gerido pelo Patria, que desenvolve soluções para tornar o solo mais eficiente, saudável e produtivo.

Confira o vídeo: