Usina Serra Grande comemora 100 anos da primeira experiência com etanol e homenageia lideranças do setor
10-09-2025
A Usina Serra Grande, em parceria com o Governo de Alagoas e o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), realizou nesta segunda-feira (8) a celebração dos 100 anos da primeira experiência com o etanol no Brasil, ocorrida em 1924. O evento reuniu autoridades, representantes do setor bioenergético e convidados especiais na Zona da Mata alagoana, resgatando um marco histórico da bioenergia nacional.
O presidente da SIAMIG Bioenergia e da Bioenergia Brasil, Mário Campos, participou da solenidade e recebeu uma homenagem pelo seu trabalho em defesa do mercado e da competitividade do etanol no Brasil.
A programação contou com homenagens à família Lyra, proprietária da Usina Serra Grande até 1961. Salvador Pereira de Lyra, engenheiro químico e filho do fundador da usina, o Coronel Carlos Benigno Pereira de Lyra, é reconhecido como o patrono da primeira experiência com o biocombustível no país. Pai e filho lançaram as bases da empresa e deram origem aos primórdios do etanol, considerado “combustível nacional” já naquela época. Essa trajetória histórica culminaria décadas depois na criação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), implantado pelo governo federal nos anos 1970.
Durante o evento, os convidados puderam acompanhar a exibição de uma maria-fumaça em funcionamento, que percorreu parte da usina em alusão ao transporte do álcool realizado há um século. Também visitaram o Museu Maria Fumaça, que preserva mais de 2,5 mil itens relacionados à memória do etanol.
Outro destaque da solenidade, foi a inauguração de um monumento em homenagem ao centenário do etanol, instalado na sede da Usina Serra Grande. Para os organizadores, o marco representa um resgate da história do biocombustível e um chamado à reflexão sobre o papel do etanol como pilar de desenvolvimento econômico e sustentabilidade para o Brasil.
Fonte: SIAMIG Bioenergia

