Usinas e produtores certificados registram melhoria das operações e incremento de renda
06-08-2021
No dia 11 de agosto, às 19h, a gerente Brasil da Bonsucro participará da live “Sustentabilidade estratégica no novo modelo de negócios”
Leonardo Ruiz
No dia 21 de junho de 2011, a Usina Maracaí (Raízen) se tornou a primeira unidade sucroenergética certificada pela Bonsucro, uma plataforma global que atesta a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva, assegurando o cumprimento da legislação vigente, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a garantia da sustentabilidade na produção, a preservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além da produtividade e da melhoria contínua dos processos de produção.
Poucos mais de 10 anos se passaram, e a Bonsucro segue como o principal padrão métrico global para a cultura da cana-de-açúcar. No mundo, mais de 1,3 milhão de canaviais estão certificados pela plataforma, sendo 1,1 milhão localizados no Brasil. Globalmente, a Bonsucro já certificou 137 usinas. Destas, 73 estão instaladas em território nacional.
Produtores independentes também podem se certificar. Segundo a gerente Brasil da Bonsucro, Lívia Ignácio, a plataforma já certificou inúmeros fornecedores por meio de duas associações (Assobari e Socicana). Em julho deste ano, a brasileira Spinagro se tornou, ainda, a primeira empresa no Brasil – e o primeiro produtor de Mudas Pré-Brotadas (MPBs) de cana-de-açúcar - a ser certificada pelo Padrão Bonsucro para Pequenos Produtores.
Como benefícios gerais decorrentes do processo de certificação, Lívia destaca a melhoria no desempenho e performance das operações, maior maturidade e excelência na gestão social e melhor gerenciamento de risco. “No caso específico das usinas, a certificação ainda permite a abertura de mercados mais exigentes, como o da União Europeia, que apenas adquire biocombustíveis produzidos segundo rigorosos critérios de sustentabilidade.”
Já os produtores têm acesso a uma plataforma de negociação de créditos que oferece uma maneira direta para as empresas apoiarem os agricultores sustentáveis em todo o mundo. Ela atravessa cadeias de suprimentos globais complexas e conecta produtores e compradores diretamente, além de fornecer um incentivo financeiro aos produtores e usinas para seus investimentos em sustentabilidade. “Como os fornecedores de cana ainda não recebem nada a mais das usinas por entregarem uma matéria-prima certificada, essa plataforma permite a geração de uma receita adicional”, explica a gerente Brasil da Bonsucro.
Atualmente, um crédito representa uma tonelada de cana-de-açúcar, açúcar bruto, melaço ou um metro cúbico de etanol certificados pela Bonsucro. Os produtores definem o preço de seus produtos, colocando-os no controle. A plataforma pode combinar os preços automaticamente com os requisitos do comprador. Os créditos são negociados separadamente dos produtos físicos que representam – que podem então ser vendidos em transações convencionais de commodities.
Em dezembro de 2020, foi realizada a primeira comercialização por meio da plataforma. Quarenta produtores do Brasil venderam coletivamente 162.300 toneladas em créditos de cana sustentável para a Barry Callebaut, uma produtora mundial de chocolate.
No dia 11 de agosto, às 19h, a gerente Brasil da Bonsucro participará da live “Sustentabilidade estratégica no novo modelo de negócios”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:
* Luís Andrade - Gerente de relações institucionais da BP Bunge Bioenergia;
* Paulo de Araújo Rodrigues - Produtor de cana certificado Bonsucro, Guariba/SP;
* Laura Vicentini - Gerente técnica e sócia-fundadora da Spinagro (primeiro viveiro de MBP’s certificado Bonsucro e Selo 2030 Today), de Batatais/SP;
* Lívia Ignácio - Gerente Brasil da Bonsucro;
* Cristiane de Simone e Juliana Farinelli – Sócias na AgroVerde Consultoria em Sustentabilidade Estratégica;
Serviço:
Live “Sustentabilidade estratégica no novo modelo de negócios”
Realização: CanaOnline
Data e horário: Quarta-feira (11/08), das 19h às 20h40
Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline: Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2441620422648111/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6828808790113038336/
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ptds8e7jCzE

